Estudioso e referência: quem é o provável técnico do Santos

Gabriela Brino
LANCE!
Jesualdo Ferreira treinará o Santos em 2020 (Foto: AFP)
Jesualdo Ferreira treinará o Santos em 2020 (Foto: AFP)

Assim que o nome de Jesualdo Ferreira foi publicado pelo L! e vinculado ao Santos, os internautas se perguntaram "quem é?". Justo, afinal, o português de 73 anos não é muito conhecido no Brasil. Mas a reportagem buscou mais informações sobre a carreira e estilo de jogo do treinador e abaixo te contará tudo que o que sabe.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM
SIGA O YAHOO ESPORTES NO FLIPBOARD

Nem defensivo, nem ofensivo: equilibrado.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

O LANCE! buscou a ajuda do jornalista Bruno Andrade, de 'A Bola' e 'Canal 11', de Portugal, que acompanhou o trabalho de Jesualdo, e afirmou que o português é equilibrado em seu estilo de jogo. Inclusive, gosta do clássico 4-4-3, com liberdade para criar. Por seu histórico no Braga e Porto, por exemplo, o técnico se tornou referência na profissão.

Leia também:

- Não é ofensivo nem defensivo, é equilibrado, diferente do Jorge Jesus e Jorge Sampaoli. É equilibrado e sempre foi conhecido por isso. O Braga, hoje a quarta força de Portugal brigando com o Sporting, é um clube que se modernizou e cresceu pelo que fez. Porto foi tricampeão com ele - disse Bruno.

- Os mais novos, safra boa de Portugal com Leonardo Jardim, Paulo Fonseca e tantos outros, colocam Jesualdo como referência. Mourinho é ídolo maior pelo que fez, Jesus tem sua importância, mas Jesualdo é querido por todos, estilo paizão, de cobrar na hora certa. Por isso e pela idade é referência para todos. O Nuno Espírito Santo, técnico do Wolverhampton na Premier League, foi auxiliar do Jesualdo - acrescentou.

Estudioso e tático

Jesualdo tem como característica forte o conhecimento de tática. Ele é muito estudioso e isso pode facilitar seu entendimento pelo futebol brasileiro, o qual conhece pouco. Porém, para Bruno, ele precisará correr contra o tempo para se atualizar.

- Ponto negativo é ele estar afastado há quase um ano e há cinco ou seis da Europa. Precisa se atualizar. Não é conhecedor do futebol brasileiro como Jesus, Jesualdo teve (conhecimento do futebol brasileiro) agora por conta do sucesso do Jesus e canais em Portugal falando bastante. Jesualdo acompanha a fundo há seis meses, ideia antes era rasa. Um cara que todos gostam, Ricardo Quaresma, um dos maiores portugueses dos últimos anos, coloca Jesualdo como o melhor - explicou Bruno Andrade.

Não é "estilo Sampaoli", mas pode surpreender

Aos que pensavam que o Santos apostaria em um treinador com as características de Sampaoli, que era super ofensivo, errou. Jesualdo é conservador, mas ainda que a palavra assuste um pouco os santistas, Bruno garante que ele tem condições totais de entregar bons resultados, mesmo fugindo um pouco do esperado.

- Eu não diria que Jesualdo é a pessoa certa para dar continuidade no trabalho de Sampaoli, são um pouco diferentes. Sampaoli mais moderno e Jesualdo um pouco mais conservador. Mas Jesualdo tem todas as condições de fazer um bom trabalho e sem seguir o método diferente do Sampaoli. São características e qualidades diferentes - finalizou.

Vale lembrar que Jesualdo Ferreira é a opção mais encaminhada do Santos, mas que ele ainda não assinou nenhum papel. A expectativa do Peixe é selar o acordo neste domingo. O presidente José Carlos Peres está muito empolgado com a ideia de tê-lo à frente do Santos e afirma para pessoas próximas que "Jesualdo é top".

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também