5 estrelas do futebol que se inspiraram em Diego Maradona

Pedro José Domingues
·3 minuto de leitura

Diego Maradona sempre foi um personagem e um craque muito querido por todos. O ex-jogador argentino foi simplesmente fantástico em toda a sua carreira, e não é ídolo máximo de um país formador de craques como a Argentina por acaso. O impacto de sua morte foi imediatamente notado.

Desde o início se mostrou diferenciado, com muita explosão física, habilidade, e claro, malandragem. Além do seu sucesso por clubes argentinos, ganhou bastante notoriedade atuando pela Napoli, colocando a equipe num patamar das grandes potências da Europa na época.

A personalidade de Maradona também certamente fez com que ele se tornasse essa figura de hoje, um herói nacional e internacional: um dos melhores jogadores da história. Eternamente gravado, que descance em paz.

Com isso, separamos uma lista de jogadores que, publicamente, revelaram conatos com Maradona que o inspiraram em suas carreiras no futebol.

1. Lionel Messi

Argentina's coach Diego Maradona (R) spe | JAVIER SORIANO/Getty Images
Argentina's coach Diego Maradona (R) spe | JAVIER SORIANO/Getty Images

Dois dos maiores ídolos do futebol argentino, Maradona e Messi inspiram um ao outro. Quando se trata de futebol, assim como todo jogador argentino, não se tem nenhuma surpresa quando Lionel Messi diz ter se inspirado em Maradona.

Posso dizer sem dúvida que, se alguém me inspirou a me tornar um jogador de futebol, foi ele.Lionel Messi

2. Harry Kane

Royal Antwerp v Tottenham Hotspur: Group J - UEFA Europa League | Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Royal Antwerp v Tottenham Hotspur: Group J - UEFA Europa League | Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O atacante inglês Harry Kane conheceu Maradona em um partida da Premier League em 2017 e, em conversa com o ex-craque argentino, revelou muita admiração por ele.

Foi muito bom estar na companhia de alguém assim. Que jogador ele foi e só posso aprender com alguém como ele.Harry Kane

3. Maurício Pochettino

AS Photo Archive | Alessandro Sabattini/Getty Images
AS Photo Archive | Alessandro Sabattini/Getty Images

Mauricio Pochettino fazia parte do elenco do Newells Old Boys na década de 90 junto com Diego Maradona. Os dois eram companheiros de quarto em concentrações e pré-temporada, e Pochettino revelou grande admiração por Maradona, que o ajudou no início de carreira.

4. Robin Van Persie

De Graafschap v Feyenoord - Eredivisie | Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
De Graafschap v Feyenoord - Eredivisie | Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Um dos melhores atacantes holandeses dos últimos tempos, Robin Van Persie teve bastante sucesso na carreira, marcando muitos gols e tendo destaque em equipes como Arsenal e Manchester United. Em uma entrevista na Copa de 2010, o holandês revelou que Maradona era seu ídolo de infância, e que assistia vídeos do craque argentino sem parar.

Assim que vi o vídeo de Maradona levantando o troféu da Copa do Mundo, chorei e fiquei fascinado.Robin Van Persie

5. Gianfranco Zola

Gianfranco Zola | Ben Radford/Getty Images
Gianfranco Zola | Ben Radford/Getty Images

Um dos grandes craques do recente crescimento da Premier League, o ex-meia italiano Gianfranco Zola falou da influência de Diego Maradona em sua carreira. Os dois jogaram juntos pela Napoli, da Itália.

Eu tinha diante de mim o melhor jogador do mundo, então me senti com sorte. Isso inspira você a fazer melhor e o desafio foi para levar meu nível de futebol ao deleGianfranco Zola

Ele sempre gostou de dar sugestões e dar conselhos aos jovens jogadores. Tínhamos uma relação particularmente boa e costumava ficar mais um pouco no campo de treino com ele a tentar pontapés de falta e a jogar pequenos jogosGianfranco Zola