Este helicóptero pode ser o terror dos carros voadores; veja o motivo

A ARC Aero Systems quer entrar no mercado de mobilidade urbana aérea de uma vez por todas, mas não vai apostar somente em aeronaves e carros voadores elétricos. A empresa britânica também entende que helicópteros podem ser uma solução viável, desde que sejam de baixo custo operacional, como o Linx P9, seu recém-lançado projeto.

Segundo a startup britânica, o Linx P9 é um helicóptero com asas rotativas e dois motores turboélice, mas que funcionam de modo mais simples do que um helicóptero convencional. Eles podem ser abastecidos com combustível de aviação sustentável (SAF) e podem ser compatíveis com hidrogênio no futuro.

Rápido e pouco poluente, o Linx P9 vai meter medo nos carros voadores (Imagem: Divulgação/ Arc Aero Systems)
Rápido e pouco poluente, o Linx P9 vai meter medo nos carros voadores (Imagem: Divulgação/ Arc Aero Systems)

Um comparativo revelado pela empresa ARC mostra que o Linx P9 tem eficiência energética 40% superior quando colocado lado a lado com um modelo de porte equivalente, além de ser mais prático em pontes aéreas, dispensando, até mesmo, voos em aviões regionais.

Capacidades técnicas são trunfo

O trunfo para o Linx P9 é sua ficha técnica. Ele tem capacidade para até seis passageiros e pode voar a uma velocidade de 300km/h, com alcance máximo de 860km no modo de operação com o máximo de pessoas a bordo. O teto operacional, ou seja, a altitude máxima de voo, é de 3.962m.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Além disso, ele pode operar em qualquer heliporto ou vertiporto, já que não precisa de muito espaço para decolagem. Isso, claro, vai fazer com que empresas que utilizarão os eVTOLs ou carros voadores para serviços como táxi aéreo urbano podem perder clientes para o Linx P9, isso sem falar nas companhias aéreas.

A essa velocidade, uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro torna-se muito mais viável e pode ser feita em aproximadamente 1 hora, sem contar o deslocamento até o heliporto.

Linx P9: Preço e disponibilidade

A ARC não revelou o preço do produto, já que ele ainda está em desenvolvimento, mas promete que seu lançamento comercial deve ser feito em 2028.

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech: