Especialista em Cardiologia do Esporte fecha parceria com a Team Nogueira e destaca: 'Teremos um lugar de cuidado integral da saúde'

LANCE!
·3 minuto de leitura


Em tempos onde a Covid-19 assola diversas partes do mundo, a prática de atividades físicas se tornou ainda mais recomendada por parte dos especialistas da área de saúde, no que se refere ao estado físico e mental do indivíduo, além de manter o sistema imunológico em alta. Pensando nisso, a Team Nogueira resolveu investir ainda mais visando a saúde e bem estar dos seus alunos.

A unidade conceito da rede de franquias, situada no Casa Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, contará com o auxílio da Dra. Renata Castro. Graduada em Medicina pela UFF, Mestre em Cardiologia, Doutora em Fisiopatologia pela UERJ e Pós-Doutora em Cardiologia do Esporte pela Universidade de Harvard, a profissional contou quais são os objetivos através da parceria feita com a Team Nogueira.

"Nossa ideia é implementar um conceito de saúde e mostrar que a atividade física faz parte de um conceito mais amplo da saúde. A ideia é oferecer não só um treinamento físico, mas um treinamento físico orientado, visando alcançar melhores metas de saúde, acompanhar essas pessoas que vão estar treinando ali, entender quais são as questões de saúde de cada um. Além disso, individualizar o treinamento, oferecer avaliações específicas no ponto de vista cardiológico e metabólico. O plano é ter na academia não apenas um local para treinar, mas um lugar de cuidado integral da saúde", destacou.

Faixa-preta 2º Dan de Kickboxing pela CBKB/WAKO, sendo campeã estadual, brasileira e pan-americana da modalidade, Renata Castro também citou a importância em reavaliar atletas que já foram acometidos pela Covid-19 e visam retomar a prática de atividades físicas. A profissional salientou que examinar tais indivíduos é um dos grandes propósitos do vínculo que a levou para a unidade conceito da "TN".

"Sobre o retorno à prática de atividades físicas, depende do grau de acometimento da Covid-19 na pessoa e como isso é muito individual, pois o vírus atinge os indivíduos de maneira diferente, é importante que essas pessoas sejam avaliadas clinicamente, principalmente no ponto de vista cardiológico, para que sejam liberadas para práticas de atividades. Esse é um dos pilares da nossa parceria com a Team Nogueira, que é justamente avaliar as pessoas antes delas retornarem às atividades no pós-Covid. Com isso, a gente consegue identificar as agressões que o período de infecção pode ter gerado no organismo dessa pessoa e consegue orientar qual é a melhor prática de atividade física, as intensidades e os detalhes do treinamento, que vão ser essenciais para a reabilitação desse indivíduo.

O que a gente tem visto muito é uma grande perda de performance, de fôlego mesmo, e também perda de massa muscular após a Covid-19, além de força muscular. Tudo isso vai influenciar no treinamento, até na liberação para voltar a treinar. Dentro desse conceito mais amplo, isso é essencial, então a academia passa a ser um local de saúde como um todo também", disse a especialista em Clínica Médica, Cardiologia e Medicina do Esporte, que por fim, deixou um recado para as pessoas que fazem exercícios físicos.

"A importância da prática de atividade física é enorme, ainda mais no atual momento. A atividade física melhora nossa saúde e imunidade, agora, para isso, ela precisa ser feito de uma forma bem orientada, porque excessos em relação à essa prática podem gerar baixa de imunidade, o que acaba facilitando infecções virais, como é o caso da Covid-19. É o momento de fazer atividades, sim, mas não fazer de forma exagerada. Daí vem a importância de cuidar dessa dose de treinamento", concluiu.