Queixo de Pedro deve lhe causar contusões, diz especialista

Yahoo Esportes
<em>Artilheiro deve parar por três semanas após estiramento no joelho (André Fabiano/Gazeta Press)</em>
Artilheiro deve parar por três semanas após estiramento no joelho (André Fabiano/Gazeta Press)

A lesão do último domingo, que impedirá Pedro de defender a seleção brasileira, pode ter sido só a primeira de muitas ao longo da carreira. Pelo menos é o que prevê Rodrigo Albuquerque, que é dentista e ortopedista funcional do esporte. “Essa contusão no joelho, inclusive, já pode ter passado pelo prognatismo que ele apresenta”, avalia o especialista, referindo-se à acentuada projeção do maxilar inferior para a frente.

Você já viu o novo app do Yahoo Esportes? Baixe agora!

Com o moral de quem atende a mais de 30 esportistas, das mais variadas modalidades, Albuquerque assegura que encaixes dentários não harmoniosos são responsáveis por um desequilíbrio muscular significativo. “Um atleta que lida com esporte de alto rendimento e alta resistência precisa ter a arcada dentária estabilizada”, explica.

Pedro se machucou sozinho, aos 46 minutos do segundo tempo da partida contra o Cruzeiro. Não haverá necessidade de cirurgia, mas o camisa 9 do Flu sofreu estiramento no ligamento do joelho direito e precisará de pelo menos três semanas para estar recuperado.

Leia mais:
– Diego Alves exalta atuação do Fla contra o Cruzeiro
– Especialistas comentam sobre expectativa de brasileiros na Europa
– CR7 vai marcar toneladas de gols pela Juve, diz Camoranesi

Entre os pacientes do ortodontista, um é companheiro de Pedro: o atacante Matheus Alessandro, do Fluminense. Albuquerque acredita que o queixo avantajado do artilheiro do Brasileirão o obriga a passar por um tratamento clínico gigante. “Ele tem de se submeter a uma avaliação radiográfica e postural bem criteriosa. É enorme a chance de o Pedro ter um vício muscular de posicionamento da face.”

Albuquerque cita os casos de Lucas Verthein e Nathália Almeida como exemplos da importância da estabilidade da arcada dentária. “O Lucas tinha bastante instabilidade e uma série de lesões no remo, assim como a Nathália, que é nadadora do Flamengo. Hoje, ela é campeão mundial nos Jogos Militares e o Lucas se tornou referência no esporte dele”. 

É bom ressaltar, porém, que Pedro já usa aparelho ortodôntico. Inclusive, depois de marcar um gol com a boca, em partida da segunda rodada do Brasileirão, o atacante do Flu cortou seu lábio e precisou de atendimento na beira do campo.

Por causa do queixo avantajada, ele é conhecido desde as categorias de base como Pedro Queixinho.

Leia também