Espanhol Domènec Torrent é o novo técnico do Flamengo

AFP
Nesta foto de arquivo, tirada em 16 de julho de 2015, o assistente de Pep Guardiola no Bayern de Munique, Domenec Torrent, posa durante a apresentação da equipe
Nesta foto de arquivo, tirada em 16 de julho de 2015, o assistente de Pep Guardiola no Bayern de Munique, Domenec Torrent, posa durante a apresentação da equipe

O técnico espanhol Domènec Torrent anunciou nesta sexta-feira sua transferência para o Flamengo, atual campeão brasileiro e Libertadores, onde substituirá o português Jorge Jesus.

Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, Torrent apareceu vestindo uma camisa do clube carioca e deu um recado para a torcida rubro-negra: "Estou muito feliz por fazer parte desta grande nação. Vamos lutar para ganhar títulos. Nos vemos em breve. Muito obrigado!".

Em um comunicado, o Flamengo oficializou a chegada de Torrent, de 58 anos: "O catalão possui uma longa trajetória no futebol internacional, em especial no europeu. Como auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona (2008-2012), Bayern de Munique (2013-2016) e Manchester City (2016-2018), Torrent coleciona 24 títulos durante os 11 anos de parceria" com Guardiola".

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Antes de ser assistente de Guardiola, Torrent treinou equipes modestas na Catalunha, como Girona, Palamós e Palafrugell.

Sua única experiência como técnico no futebol profissional foi no New York City, clube que comandou entre 2018 e 2019.

Torrent substitui Jorge Jesus que no dia 17 de julho anunciou sua transferência para o Benfica de Lisboa depois de ter conquistado em 13 meses cinco títulos além do vice-campeonato no Mundial de Clubes.

O estilo ofensivo de Torrent e a valorização da posse de bola, semelhante ao de Jorge Jesus, foram decisivos para escolhê-lo com a missão de revalidar o título de campeão brasileiro e da América do Sul.

O espanhol assinou o contrato em Barcelona até o final de 2021.

Segundo a imprensa brasileira, Torrent e sua comissão técnica receberão cerca de 2,25 milhões de euros pelo contrato, com bônus por títulos, quase metade dos 4 milhões do salário que Jorge Jesus recebia na Gávea.

Domènec Torrent será o 12º técnico estrangeiro a comandar o Flamengo e o sexto europeu.

A primeira partida do time carioca será no próximo domingo, dia 9 de agosto, quando o Flamengo recebe o Atlético Mineiro no Maracanã, no primeiro dia do Brasileirão.

A competição começa com um atraso de três meses devido à pandemia de coronavírus, que segue causando a morte de mais de 1.000 pessoas por dia em média no Brasil.

Na Copa Libertadores, o Flamengo retomará a competição em 17 de setembro com sua visita ao equatoriano Independiente del Valle, com quem divide a liderança do grupo A do torneio, com duas vitórias em duas rodadas.

Na Copa do Brasil, o Flamengo vai entrar diretamente na fase eliminatória, juntamente com as demais equipes que participam da Libertadores.

Leia também