Espanha perde vaga na Copa do Mundo de Rúgbi por falsificação de passaporte

Equipe da Espanha não conseguia uma vaga no Mundial de Rugby desde 1999. Foto: Gonzalo Arroyo - World Rugby/World Rugby via Getty Images
Equipe da Espanha não conseguia uma vaga no Mundial de Rugby desde 1999. Foto: Gonzalo Arroyo - World Rugby/World Rugby via Getty Images

A Espanha viu o sonho de voltar a um Mundial de Rúgbi, algo que não acontecia desde 1999, não se realizar após a denúncia feita pela Federação Romena pela escalação inadequada do sul-africano Gavin Van der Berg em dois dos jogos das eliminatórias para o campeonato que será disputado na França em 2023.

Além disso, as consequências podem chegar à justiça criminal, uma vez que a data de entrada no país em uma de suas idas e vindas foi falsificada para atender aos requisitos que lhe permitiram ser elegível. A Espanha ainda terá que pagar uma multa de 28 mil euros e cinco pontos de penalidade para cada um dos dois jogos em que foi escalado.

Leia também:

No início do outono, o Alcobendas apresentou o pedido de Van der Berg para alterar seu status. O sul-africano tinha chegado a Burgos no início da época 2018/19 e, a priori, cumpria a condição de ter permanecido em Espanha durante 36 meses contínuos, sem ter estado fora do país há mais de 60 dias, desde a data da sua estreia competitiva, a 15 de setembro de 2018.

Coincidentemente, sua primeira atuação com o time de Burgos foi contra o Alcobendas na Liga. Durante a sua estadia em Burgos, o 'Correo de Burgos' já alertava para um atraso no seu regresso no verão de 2019.

Van der Berg juntou -se à equipe do Norte de Madrid um ano depois. Já em plena pandemia, passou um longo período de verão na África do Sul, prolongado pela doença do pai que, segundo fontes familiarizadas com o caso, ultrapassou o que era permitido, mas na cópia da folha de passaporte apresentada aos espanhóis Federação em setembro de 2021, que não é certificada, o selo alfandegário aparece modificado para entrar na legalidade.

Uma vez processada a opção de poder estrear com a seleção espanhola para a fase de qualificação para o Mundial de 2023, a World Rugby aceitou e agradeceu toda a documentação apresentada e no dia 12 de dezembro foi convocado pelo técnico Santiago Santos.

A alteração do regulamento para jogadores assimilados a 1 de janeiro de 2022 (agora são 60 meses seguidos ou um período de 10 anos) precipitou a sua estreia frente à Holanda, com uma vitória espanhola por 52 a 7.

A situação também tem um aspecto nacional. Além de questionar um possível crime de passaporte falso o Alcobendas teria incorrido em um possível alinhamento impróprio que acabaria levando ao rebaixamento. Além disso, Van der Berg atuou na semifinal da Copa del Rey, competição que terminará no próximo fim de semana.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos