Equador fora da Copa do Mundo? Justiça determina que seleção usou jogador colombiano

Equador está em alerta após acusação de jogador que esteve nas Eliminatórias ser colombiano. Foto: José Jácome/AFP via Getty Images
Equador está em alerta após acusação de jogador que esteve nas Eliminatórias ser colombiano. Foto: José Jácome/AFP via Getty Images

Alerta na seleção do Equador, a pouco menos de sete meses para a Copa do Mundo Catar 2022. O motivo? O país pode perder a vaga no Mundial pela utilização de um jogador em oito jogos das Eliminatórias Sul-Americanas. O atleta em questão é Byron Castillo, que após um longo julgamento, foi confirmado como colombiano, pois nasceu em Tumaco, Nariño.

O atual lateral do Barcelona de Guayaquil defendeu o Equador nos confrontos contra Paraguai, Venezuela, Chile, Uruguai e Bolívia. No entanto, o selecionado equatoriano deve argumentar que o ala mora no país há mais de cinco anos e nacionalizá-lo.

Leia também:

No Equador garantem que tudo foi aprovado oportunamente e aceito pela FIFA, pelo que consideram que não há nada fora do regulamento que impeça a equipe liderada por Gustavo Alfaro de estar no Catar.

As suspeitas começaram quando um meio de comunicação paraguaio, chamado Sem Falta, após a derrota por 2 a 0 como visitante, acusou a equipe de Alfaro de ter usado um jogador colombiano entre suas seleções, divulgando a certidão de nascimento de Castillo.

Rapidamente o Registro Civil de Guayaquil refutou a versão do meio jornalístico e compartilhou um teste no qual esclareceu que o futebolista em questão havia nascido neste local.

"Há uma ordem judicial que o credencia como cidadão equatoriano, não há nada que possamos reivindicar. Além disso, acho que os prazos para um protesto já expiraram", disse Gerardo Acosta, assessor jurídico da Associação Paraguaia de Futebol (APF).

Caso a Conmebol e a FIFA retirem os pontos obtidos pelo Equador e os concedam aos selecionados em que o jogador esteve em campo, o Chile seria o maior beneficiado, já que ficaria em quarto lugar na tabela com 24 pontos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos