Entenda por que o duelo diante do Inter é decisivo para o São Paulo

Alexandre Guariglia
LANCE!
Confronto desta quarta-feira, contra o Internacional, será decisivo por G6 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Confronto desta quarta-feira, contra o Internacional, será decisivo por G6 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)


A derrota para o Grêmio, no último domingo, não foi o fator preponderante para o São Paulo ainda não ter garantido sua vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020, mas ajudou a fazer da partida desta quarta-feira, contra o Internacional, no Morumbi, uma decisão na penúltima rodada do Brasileirão. Com uma vitória, a classificação está assegurada, já um resultado negativo complica a situação tricolor nesse tão sonhado objetivo desta temporada.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

O primeiro desafio do São Paulo, sem dúvidas, é o fato de encarar um concorrente direto à vaga direta na fase de grupos da Liberta. Atualmente, o Internacional ocupa a sétima posição na tabela, com 54 pontos, três a menos do que o clube paulista, porém com o mesmo número de vitórias. Dessa forma, um triunfo dos gaúchos igualaria os times em pontos, porém com vantagem no número de vitórias: 16 do Colorado contra 15 do Tricolor.

Sendo assim, o São Paulo deixaria de depender apenas de si, como é a situação no momento, para, na última rodada, ter de vencer o CSA fora de casa e esperar que o Inter não vença o Atlético-MG, no Beira-Rio. Atualmente, uma vitória são-paulina na quarta-feira já carimba o passaporte do clube rumo à fase de grupos do torneio continental, eliminando as possibilidades de Corinthians e do próprio time gaúcho, resolvendo a parada antecipadamente.






No caso de empate, a situação não fica tão ruim, mas ainda assim leva pressão para a última rodada. A diferença entre os dois permaneceria em três pontos, ou seja, com um novo empate com o CSA, o São Paulo afastaria qualquer chance do Internacional. No entanto, deixaria aberta a chance de o Corinthians se aproximar, já que se vencer o Ceará, chega a 56 pontos e poderia atingir 59 no final de semana, portanto, um empate tricolor já não adiantaria. O trunfo é entrar em campo no Morumbi sabendo do resultado do Castelão.

Acontece que neste cenário (dois empates do São Paulo e duas vitórias do Timão), os rivais ficariam exatamente iguais em vitórias (15), empates (14) e derrotas (9), mas permitiria aos corintianos levarem vantagem no saldo de gols, que hoje é de oito, contra sete dos são-paulinos. Resumindo, o empate nesta quarta-feira não complicaria demais a briga com o Internacional, mas deixaria o Corinthians, que joga antes na rodada, vivo na luta pela vaga no G6.

É importante destacar que se o Corinthians não vencer o Ceará, às 19h30, também nesta quarta-feira, elimina suas chances de uma vaga na fase de grupos da Libertadores, o que pode tornar o São Paulo x Internacional ainda mais decisivo, apesar de o confronto são-paulino contra o CSA na última rodada, na teoria, ser menos complicado do que o duelo colorado, contra o Atlético-MG. A tendência é que a 37ª rodada tenha cara de final para ambos.

São Paulo e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Morumbi, pela 37ª rodada do Brasileirão-2019. Atualmente na sexta posição da tabela, o Tricolor tem 57 pontos, contra 54 do Inter e 53 do Corinthians. Os três são os concorrentes à última vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores.






Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também