Entenda os cenários para a Bélgica conseguir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo

Bélgica ainda sonha com a classificação (Foto: JACK GUEZ / AFP)


A Bélgica está na terceira colocação do Grupo F da Copa do Mundo e vem de uma derrota dolorida para Marrocos na segunda rodada. Agora, no último jogo da chave contra a Croácia, na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, os Diabos Vermelhos vão jogar uma 'decisão' pela classificação para a próxima fase.

+ Ídolo da Bélgica, Kompany pede apoio aos jogadores da seleção para 'final' contra a Croácia na Copa do Mundo

Matematicamente, o cenário ainda é um tanto quanto positivo para a Bélgica: em caso de vitória sobre a Croácia, a classificação para as oitavas de final está garantida. A classificação como primeira colocada, no entanto, depende de um tropeço de Marrocos frente ao Canadá. Se ganhar e os africanos também, os Diabos Vermelhos se classificam na segunda colocação.

Em caso de empate com a Croácia, a Bélgica precisaria de duas combinações de resultados para se classificar. Se o placar terminar em igualdade, a seleção belga precisa torcer para Marrocos ser derrotado por 4 gols ou mais de diferença pelo Canadá por causa do saldo de gols. Atualmente, a Bélgica tem -1 de saldo, enquanto Marrocos tem 2. Logo, se os belgas empatarem em 0 a 0, terão que torcer para que os canadenses vençam os marroquinos por 4 a 0, no mínimo.

+ Técnico da Bélgica assume culpa por derrota e atuações ruins: 'Minha responsabilidade'

Existe mais um cenário de classificação: caso o Canadá vença Marrocos por 3 gols de diferença, a Bélgica precisará de um empate com dois gols marcados a mais que a seleção marroquina na última rodada. Os belgas estão com um gol marcado na Copa, enquanto Marrocos tem 2. Logo, caso aconteça um empate com a Croácia, a Bélgica precisa fazer dois gols a mais que os africanos, além da derrota. Exemplo: se o Canadá vencer Marrocos por 4 a 1, a Bélgica, necessariamente, precisaria empatar por 3 a 3.

+ Pavio curto: Courtois sai de campo irritado após derrota para o Marrocos

Obviamente, em caso de derrota a Bélgica, com sua geração mais talentosa da história e terceira colocada na Rússia em 2018, estará eliminada da Copa do Mundo ainda na fase de grupos.