Enquanto o Palmeiras segue no mercado, Abel busca alternativas para lacuna deixada por Atuesta


O Palmeiras está de olho no mercado em busca de, pelo menos, um volante. Esse trabalho, que já vinha sendo feito desde a saída de Danilo para o futebol inglês, em janeiro, foi intensificado com a lesão de Atuesta, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante a última semana e ficará, pelo menos, seis meses afastado dos gramados. Porém, enquanto o reforço para a posição não chega, o técnico Abel Ferreira não tem cruzado braços e buscado alternativas com o que tem no elenco.

Desde o início da temporada, o treinador vem trabalhando o zagueiro Luan como alternativa para primeiro volante, mas desde a perda de Atuesta um novo atleta tem a sua versatilidade desenvolvida: Bruno Tabata. Meio-campista com característica de jogar mais próximo da área, o camisa 11, que foi contratado para ser o substituto de Gustavo Scarpa, tem sido desafiado a jogar como segundo volante.

+ Raphael Veiga é destaque, mas não evita empate do Palmeiras com o Guarani

No segundo tempo do empate sem gols do Verdão com o Guarani, no último domingo (5), Abel promoveu a entrada de Tabata aos 34 minutos do segundo tempo, no lugar de Gabriel Menino. Com três jogadores fazendo a saída de bola (Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo), Fabinho como primeiro homem do meio-campo, liberando um pouco Jaílson, Tabata atuou mais centralizado, por trás de Raphael Veiga, que fechava o setor central.

- Tivemos essa semana para reverter (ausência de Atuesta), puxei o Mayke para fazer a posição de sete, o Tabata para fazer a posição de 10 ou segundo volante, o Fabinho, apostar nele na posição de cinco. Olhar para dentro e perceber os recursos que temos e fazer o melhor com os recursos que temos, e temos bons recursos e vamos olhar para dentro, perceber o que temos. Todos temos que estar imbuídos no espírito muito forte e continuar com o espírito de seja quem jogar, contra quem for, dar o melhor para ganhar e continuar - disse Abel em entrevista coletiva após a partida.

Guarani 0 x 0 Palmeiras - Paulistão 2023 - Bruno Tabata
Guarani 0 x 0 Palmeiras - Paulistão 2023 - Bruno Tabata

Bruno Tabata durante os minutos que atuou contra o Guarani (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O garoto Pedro Lima, destaque palmeirense no bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistado em janeiro, é outro atleta que, aos poucos, pode ser aproveitado por Abel. Ele treinou com o elenco profissional durante toda semana e agrada a comissão técnica. Porém, como já é política de Abel Ferreira, o processo de inserção nos jogos será gradual para que etapas não sejam queimadas.

Na última semana, a direção palmeirense fez uma proposta de 9 milhões de euros (R$ 49,8 mi, na cotação atual) para o Atlético-MG para ter o volante Allan. O Galo nem quis ouvir a oferta. Porém, o Verdão conversa com um intermediário, que tenta fazer o negócio dar certo. Existe chance dos palmeirenses encaminharem uma oferta ainda maior pelo jogador nos próximos dias. O atleta atleticano agrada muito Abel Ferreira.

Allan é o terceiro volante que o Palmeiras tenta no mercado. Após a saída de Danilo, os palmeirenses conversaram com Matheus Henrique, do Sassuolo (ITA), João Lucas, do Monaco (FRA), e Wallace, da Udinese (ITA). Em todas as ocasiões, o valor máximo colocado pelo Verdão foi 6 milhões de euros (R$ 33,2 mi, na cotação atual).