Enquanto escolhe entre Vini Jr e Fred, Tite tem seus 'intocáveis' na Seleção Brasileira


Estamos perto da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar e o time titular ainda tem uma indefinição para enfrentar a Sérvia, nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium: Fred ou Vini Jr. No entanto, é possível cravar os outros dez jogadores que estarão em campo, a menos que um problema físico impeça suas escalações.


> Saiba o time do coração de infância dos jogadores da Seleção da Copa do Mundo
> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui


A dúvida que o técnico Tite põe na cabeça do torcedor consiste na possibilidade de colocar Vini Jr no lugar de Fred, ou seja, abriria mão de um jogador de mais marcação para colocar em campo um atacante mais agudo, uma opção de estilo de jogo mais ofensivo, mais do que preferência por determinada peça. Assim, Paquetá seria recuado da esquerda/centro para atuar como uma espécie de segundo volante com Casemiro.


O restante do time, no entanto, até mesmo aquele torcedor que acompanha a Seleção somente na Copa sabe qual é. Não faz muito tempo que ele foi definido, é verdade, mas os jogadores em si são praticamente intocáveis e somente saem por conta de lesões, suspensões ou opção por fazer algum teste. Na cabeça de Tite, esses são "os caras".

> AO VIVO: acompanhe em tempo real os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

A começar por Alisson no gol, titular desde o último ciclo de Copa e agora reafirma sua condição. A dupla de zaga com Marquinhos e Thiago Silva pode até ter a "sombra" de Militão, mas somente como uma reposição à altura em caso de desfalque. As laterais, apesar de não serem unanimidade, dificilmente mudarão, a não ser pela entrada de Daniel Alves em uma condição de jogo específica, mas Danilo e Alex Sandro estão garantidos.

Casemiro é peça essencial e conta com extrema confiança de Tite. Paquetá, que será o jogador "sacrificado" em caso de escolha por Vini Jr. como titular, tem nessa versatilidade um dos motivos pelos quais não sai do time. Seja qual for a função, ele vai jogar.

Tite e Richarlison - Chegada Seleção em Turim
Tite e Richarlison - Chegada Seleção em Turim

Richarlison se tornou mais um intocável com Tite (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

No ataque, Raphinha foi o último a conquistar um espaço por ali e foi de forma tão meteórica e eficiente, que nem há dúvidas de que será titular. Richarlison, reserva ou titular, sempre teve vaga com Tite e sua titularidade é consequência da entrega em suas funções. Por fim, Neymar, que é Neymar e dispensa justificativas para ser "intocável".

Por essas e outras, a discussão há alguns meses sobre esse time titular da Seleção Brasileira se resume a apenas "Fred ou Vini Jr.". Há contestações sobre ter um jogador melhor para determinada posição, mas isso não se torna um problema enorme. O pedido é mais por uma opção tática do que propriamente por uma questão de nomes. A verdade é que falta pouco para sabermos quais serão os 11 de Tite que estreiam no Qatar.