Endrick 'puxa fila', e outros jovens do Palmeiras podem receber oportunidades em 2023


Sem a intenção de investir em grandes contratações para a próxima temporada, o Palmeiras deposita todas as fichas nos bons nomes que tem na base. Além de Endrick, que vem se destacando nos últimos jogos, outras cinco “Crias da Academia” devem aparecer no time de Abel Ferreira em 2023.

> 20 dias para Copa: redação do LANCE! aponta maiores favoritos ao título

A base do Verdão é uma das mais vitoriosas dos últimos tempos. Essa geração possui inúmeros títulos de expressão, incluindo o Brasileirão Sub-20, conquistado recentemente sobre o rival Corinthians com um gol de Endrick. A ascensão do garoto de 16 anos, inclusive, pode ser um fator crucial para que novos nomes surjam na equipe principal.

O que pode ser interessante, já que o próprio treinador Abel Ferreira já deixou claro em uma coletiva que o clube irá “valorizar todo o trabalho que já é feito, fazendo poucas mexidas, já que acredita no processo que está sendo construído”.

> Simule todos os resultados da reta final do Brasileirão!

Além de nomes mais consolidados como Danilo, Gabriel Menino, Vanderlan, o próprio Endrick e o meia Fabinho, que já recebem inúmeras chances com o português, o LANCE! listou cinco jogadores que merecem atenção.

Palmeiras x Botafogo - Brasileirão sub-20
Palmeiras x Botafogo - Brasileirão sub-20

Jhon Jhon é peça importante no Sub-20 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Jhon Jhon

O meia-atacante Jhon Jhon tem se destacado na equipe Sub-20 do Palmeiras, sendo um dos principais nomes nas últimas campanhas vitoriosas da categoria, incluindo o título inédito da Copinha conquistado neste ano. Como já possui forte instinto de liderança por ser o dono da camisa 10, o jogador de 20 anos pode aproveitar uma oportunidade que pode se dar com a saída de Gustavo Scarpa ao final da temporada.

Já que Tabata será o substituto imediato e uma vaga no setor como reserva poderá ser aberta, Jhon Jhon deverá ser visto com mais atenção pela comissão técnica que visa investir nas “Crias” em 2023.

Pedro Lima - Palmeiras Sub-20
Pedro Lima - Palmeiras Sub-20

Pedro Lima é um dos nomes do Verdão na base (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Pedro Lima

O meio-campista Pedro Lima é um jogador que, assim como Jhon Jhon, já deve começar a ser tratado como presença iminente no time de Abel Ferreira na próxima temporada. Já que o setor sofrerá baixas, é importante que o garoto, que possui um estilo mais ofensivo e mais clássico, de visão de jogo, esteja preparado para ser colocado como uma peça de apoio fundamental no ano que vem.

O garoto de 19 anos teve seu contrato renovado recentemente e o título do Brasileirão Sub-20 só escancarou sua personalidade e responsabilidade com a camisa alviverde, podendo ganhar oportunidades no time de cima e brigar por posições.

Palmeiras Sub-17 - Luis Guilherme
Palmeiras Sub-17 - Luis Guilherme

Luis Guilherme (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Luis Guilherme

Com apenas 16 anos, Luis Guilherme é frequentemente convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 e dono da camisa 10 na equipe alviverde da categoria. Com contrato profissional assinado recentemente com o Palmeiras, o canhoto transmite segurança e confiança no setor ofensivo, além de muita efetividade nas finalizações.

Luis Guilherme pode refazer uma dobradinha de sucesso com Endrick no profissional, atuando como um armador de jogadas e tendo velocidade quando necessário, podendo ganhar chances quando a intenção for descansar Veiga ou o próprio Tabata.

Palmeiras - Naves
Palmeiras - Naves

Naves é pilar na zaga do Sub-20 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Naves

Apesar de ser uma posição "ingrata", com disputa complicada já que Gómez, Luan, Murilo e Kuscevic pouco oscilam, Naves pode começar a ser utilizado com mais frequência na próxima temporada, servindo como peça de apoio para um calendário longo e desgastante.

O garoto de 20 anos já mostrou que dá conta do recado em duas partidas disputadas pelo profissional neste ano. Para além disso, Naves vive sua última temporada na base, onde é titular absoluto, atuando também como volante quando necessário.

Giovani - Palmeiras Sub-20
Giovani - Palmeiras Sub-20

Giovani já teve oportunidades no profissional (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Giovani

O atacante já é trabalhado para integrar o elenco principal do Palmeiras com frequência. O que atrapalhou uma continuidade após os cinco jogos disputados pelo profissional este ano, aliás, foi uma lesão grave que o afastou dos gramados.

Aos 18 anos, o atacante possui bons números e certa experiência no profissional, tendo entrado em campo em 14 jogos em 2021. Abel Ferreira já enxerga o jogador com bons olhos para que Rony tenha no banco um substituto com a velocidade equiparada e as boas jogadas individuais também, além, é claro, da personalidade.