Empresa espanhola de eletroestimulação muscular se consolida no Brasil mesmo em meio à pandemia

·3 minuto de leitura


Utilizando um equipamento de eletroestimulação muscular de corpo inteiro (WB-EMS, do inglês whole-body electro muscle estimulation) é possível em apenas duas sessões 20 minutos de atividade física por semana ter o mesmo resultado que 1 hora e meia de exercícios sem o aparato tecnológico. Isso acontece porque um pequeno dispositivo gera e transmite impulsos elétricos aos grupos musculares, propiciando a estimulação de até 350 músculos do corpo de forma simultânea, incluindo até mesmo aqueles que não são trabalhados normalmente.

O método ganhou ainda mais força na pandemia devido à oferta de resultados rápidos sem a necessidade de ir a uma academia, com sessões ao ar livre ou até mesmo dentro de casa - lideradas por personal trainers qualificados.

Fundada na Espanha em 2015, a WIEMSpro, referência no mercado da EMS, conquistou os registros para operar no país em fevereiro de 2020, um mês antes das restrições no país devido aos surgimentos dos primeiros casos. Apesar disso, a marca se saiu bem nesse primeiro ano e meio de operação.

"Inicialmente, a ideia era abrir as primeiras unidades da marca, porém, devido ao cenário que se apresentou, tivemos que nos adaptar. Vimos a necessidade de voltar nosso foco para os treinos em casa, a resposta que tivemos do público foi bastante positiva, com mais de 90% de aprovação. Por isso, mesmo em meio a uma pandemia, conseguimos nos consolidar como marca de referência de EMS no mercado", explica Xavier Iglesias, CEO fundador da WIEMSpro Brasil.

De acordo com o empresário espanhol, o objetivo número 1 da marca é popularizar a eletroestimulação muscular no país. Hoje, a tecnologia ainda é vista por muitas pessoas como um método exclusivo para atletas de alto rendimento. Porém, os benefícios da WB-EMS vão além: melhora o preparo físico, propicia o aumento da massa muscular, auxilia na perda de gordura, previne lesões, combate a sarcopenia na terceira idade e é bastante utilizado por fisioterapeutas em diversos tipos de tratamentos.

"Nossa estratégia é chegar na sociedade através do esporte e, uma vez apresentada e chancelada por atletas campeões mundiais de diversas modalidades, mostrar que é uma tecnologia acessível a toda a população, seja você atleta profissional, amador, sedentário, magro, gordo, idoso, homem, mulher, portador de qualquer tipo de comorbidade… Bastam duas sessões de 20 minutos por semana. Garanto que em 10 treinos, aliados a uma boa alimentação e descanso, nós entregamos o resultado", afirma Iglesias.

Um dos diferenciais do equipamento da WIEMSpro é que ele é operado via wireless, ou seja, sem a necessidade de fios conectando o usuário ao aparelho. Tal tecnologia dá mobilidade total para a pessoa treinar qualquer modalidade esportiva utilizando o colete. Outro ponto a favor da marca espanhola é o aplicativo desenvolvido em parceria com a Apple, que permite que o operador controlar todos os parâmetros do treino e até 12 alunos simultaneamente através de um Ipad, já que o software utiliza o sistema operacional iOS.

"Nossa proposta é revolucionar o mercado da eletroestimulação. A WIEMSpro é bastante comprometida na busca por inovações e pesquisas científicas no que tange a WB-EMS e seus benefícios para as pessoas. Colaboramos intensamente com as Universidades espanholas Ramon Llull (Barcelona), Estremadura e Granada, onde temos a WIEMlab, nosso laboratório de pesquisa. Temos ainda um departamento formado por dois engenheiros e oito programadores desenvolvendo e melhorando nosso software, que está sempre em atualização", informa o CEO.

Os planos da empresa espanhola para o Brasil são audaciosos. De acordo com Xavier Iglesias, está previsto para o mês de outubro a inauguração de um centro de EMS training com uma área de 400m², metade coberta e metade ao ar livre, em São Paulo. Para o ano que vem, a ideia é expandir com a abertura de mais unidades com o novo conceito de treino da marca.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos