Empate no Majestoso garante melhor campanha da 1ª fase ao Palmeiras

O empate no clássico entre São Paulo e Corinthians, realizado na tarde deste domingo, no Morumbi, definiu a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista. No entanto, o feito não foi de nenhuma das duas equipes envolvidas no Majestoso, e sim do rival Palmeiras.

Mesmo com o empate em 2 a 2 contra o Audax, no último sábado, o Palmeiras chegou aos 25 pontos no Campeonato Paulista. Para seguir sonhando com a melhor campanha, o Corinthians precisaria de uma vitória diante do São Paulo. No entanto, o empate fez com que o Timão chegasse apenas aos 21 pontos na tabela. Com apenas três pontos restando para serem disputados na primeira fase do Estadual, o Verdão garantiu a maior pontuação desta etapa da competição.

Com a classificação para as quartas de final como a melhor campanha da primeira fase, o Palmeiras inicia os mata-matas com a vantagem de poder decidir todos os confrontos dentro de sua casa. No entanto, este benefício é parcial, já que, pelo regulamento do Campeonato Paulista, o critério de acúmulo de pontos continua mesmo nos duelos das quartas e das semifinais.

Portanto, mantendo-se esta vantagem de quatro pontos em relação ao rival, se o Verdão se classificar para as semifinais com dois empates nos confrontos das quartas de final e o Corinthians garantir vaga com duas vitórias, o Timão pode ultrapassá-lo e passar a ter a vantagem de decidir dentro de casa.

A única certeza para os dois rivais, no entanto, é que ambos farão os jogos de volta dos confrontos das quartas de final dentro de suas casas. O Palmeiras, líder do Grupo C, espera para saber se irá enfrentar o Novorizontino ou o São Bento na primeira etapa dos mata-matas. Já o Corinthians, classificado como primeiro do Grupo A, vê a disputa em sua chave totalmente aberta. Apesar de o Botafogo ocupar atualmente a segunda colocação, Ituano e São Bernardo ainda possuem chances matemáticas de garantirem vaga.