Emissora de TV é censurada e não pode exibir reportagem sobre fraude no auxílio emergencial

Yahoo Notícias
Matéria da RBS TV falava sobre fraudes no auxílio emergencial (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)
Matéria da RBS TV falava sobre fraudes no auxílio emergencial (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

A RBS TV, emissora do Rio Grande do Sul, foi censurada e proibida de veicular uma reportagem sobre auxílio emergencial. A Justiça concedeu uma liminar que impede matéria que envolvam o nome da pessoa que cometeu fraudes no saque do benefício.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

E nos siga no Google News:

Yahoo Notícias | Yahoo Finanças | Yahoo Esportes | Yahoo Vida e Estilo

A mulher que aparece na reportagem foi abordada pela equipe de reportagem da RBS TV depois de receber o auxílio emergencial.

A decisão foi tomada pelo juiz Daniel da Silva Luz, da comarca de Espumoso. Caso a decisão não seja cumprida, há multa de R$ 50 mil. E emissora vai recorrer da decisão.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação de Jornais (ANJ) emitiram uma nota de repúdio contra a decisão do juiz da comarca de Espumoso. Segundo as associações, a medida “impede o pleno exercício do jornalismo pelo Grupo RBS”.

Leia também

“A restrição à divulgação de nome e imagem constitui censura prévia e atenta contra a liberdade de imprensa e de expressão, direitos assegurados constitucionalmente aos cidadãos brasileiros”, dizem os grupos na nota.

As associações ainda avaliam que a decisão “privilegia o interesse individual em detrimento ao direito da coletividade” e esperam que a decisão seja reformada.

Siga o Yahoo Notícias no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também