Emagrecimento: Exercício aeróbico ou musculação?

·3 minuto de leitura


Que a atividade física é essencial para o ser humano e traz inúmeros benefícios para a saúde, isso é unânime. Que é indispensável quando o assunto é emagrecimento, isso com toda certeza, mas e quanto ao tipo e tempo de treino? O que é melhor e mais eficaz para perder os quilinhos indesejáveis e manter a saúde em dia? No que vale a pena investir – nos exercícios de musculação, que exigem repetição e força ou no bom e velho exercício aeróbico como caminhada, corrida, dança, natação, entre outros.

De acordo com o educador físico e fisioterapeuta, especialista em emagrecimento, Bruno Maia, para emagrecer existem três pilares muito importantes. A alimentação, o treino e o sono. “Ainda somo o fator psicológico e o estresse. Todos esses fatores, se a pessoa não tiver um alicerce bem montado, definido, a pessoa não emagrece. Porque antes de querer ficar magro, precisa querer ser magro dali pra frente, e isso não pode ser momentâneo”, ressalta.

Exercício aeróbico
Durante o Vida & Tal Entrevista da última quarta-feira (11), o educador explicou que o exercício aeróbico, se não houver o exagero, o chamado over training, traz inúmeros benefícios, que vão desde o aspecto psicológico, social, pulmonar e articular, porém alerta para o “lado contrário”.

“Ao realizar uma atividade aeróbica como uma caminhada ao ar livre, eu penso no aspecto psicológico e pulmonar, porque a pessoa vai ter contato com a natureza, respirar ar puro. No aspecto social, porque ela vai encontrar outras pessoas, bater um papo. Vai lubrificar as articulações, mas como ela vai gastar energia movimentando o corpo, se não tiver uma alimentação balanceada, um suporte, o que acontece? Essa pessoa vai perder massa magra, e quanto maior for essa perda, maior será o percentual de gordura do corpo”, explica.

Ainda sobre os benefícios do exercício aeróbico, Bruno destaca a importância da atividade na prevenção e combate a depressão, já que a prática do exercício estimula a liberação da serotonina, o hormônio do prazer e bem-estar.

“O aeróbico é o único exercício capaz de causar a mesma sensação de prazer que temos quando comemos, principalmente doce, ou quando as pessoas se drogam. Então ele se torna primordial, porém tem que ser realizado com parcimônia e bem equilibrado. O importante é manter o balanço energético suficiente para que a pessoa consiga manter a massa muscular e realizar a atividade sem que se lesione”, afirma.

Musculação
Quando o assunto é musculação, o educador físico e fisioterapeuta destaca para dois pontos importantes: a preservação articular e a elevação da taxa metabólica.

“A musculação vem como sustentação para as articulações. Exemplo, 30 minutos de bike, são 70 rotações por minuto em cima o joelho, então se você não tem uma musculatura suficientemente forte para estabilizar essa articulação, você vai ter dor, vai ter uma artrose precoce. E outro ponto importante é, quanto mais músculo, maior é a taxa metabólica, o que significa que a pessoa emagrece parado, porque quanto maior a massa muscular, maior o gasto de energia do corpo”, explica.

Emagrecimento
Ainda de acordo com o especialista, quando o trabalho for para o emagrecimento, o foco deve ser no perfil corporal e não no peso da balança. E para as pessoas que só se dedicam ao treino anaeróbico, Bruno lembra que o nosso corpo tem músculos, um pulmão e um coração para estimular também.

“O que eu recomendo sempre é, se você tem uma preferência por musculação, que você dedique 2/3 do seu tempo para o treino de força e destine 1/3 para o treino de aeróbico, até porque existem vários estudos que comprovam que o exercício aeróbico além de ser capaz de reduzir o seu percentual de gordura, ele aumenta a quantidade de mitocôndrias, que é responsável pela cadeia energética do nosso corpo, melhora os níveis de hemoglobina, consequentemente a oxigenação, e isso aumenta ainda mais a capacidade energética para o treino de força”, revela.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos