Em meio à pandemia, seleção brasileira de judô é convocada para período de treinos em Portugal


A Confederação Brasileira de Judô definiu a lista dos 28 atletas convocados para um período de treinos em Portugal durante os meses de julho e agosto deste ano. A estratégia, oferecida e financiada pelo Comitê Olímpico do Brasil, visa a garantir condições seguras de preparação para os judocas que estão na corrida olímpica para Tóquio 2020.

Nos últimos três meses, os atletas vem enfrentando dificuldades para treinar no Brasil devido às restrições para atividades esportivas na maioria dos estados por causa da pandemia global do novo coronavírus, que virou o mundo do avesso.

- A gente está atravessando um momento bastante difícil e, com certeza, a saída dos atletas desse ambiente para um ambiente em que eles se sintam melhor, que possam realmente se movimentar e treinar será extremamente salutar nesse período de reinício das atividades de atleta - avaliou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ que chefiará a equipe em Portugal.

- Teremos a quase totalidade dos principais judocas do Brasil nessa missão e um planejamento de treino muito cauteloso e gradual para que esse retorno após três meses de confinamento seja seguro. Agradecemos muito ao Comitê Olímpico do Brasil e ao presidente Paulo Wanderley pela oportunidade - completou.

Para esse treinamento, a CBJ selecionou atletas que estão brigando pela vaga olímpica, além de atletas de apoio. A equipe será composta por 14 homens e 14 mulheres. Os atletas convocados tiveram a opção de atender ou não à convocação.

- Acho que essa ida a Portugal, com uma equipe em ambiente controlado, é a melhor maneira de se adaptar a esse momento. Estou confiante em poder fazer um treino específico de judô, que tem sido a minha maior dificuldade aqui em São Paulo, onde moro - projeta o pesado Rafael Silva Baby.

Confira a programação da viagem dos atletas brasileiros

A programação da viagem está em fase final de planejamento, com reuniões semanais entre os representantes da CBJ, do COB, da Federação Portuguesa de Judô e do Comitê Olímpico de Portugal. A previsão é que os judocas brasileiros desembarquem em Portugal entre os dias 10 e 11 de julho e que retornem ao Brasil em 24 de agosto.

A delegação passará por uma bateria de exames e testes de identificação de COVID-19 antes da viagem e na chegada a Portugal, além de cumprir todas as exigências de segurança das autoridades portuguesas durante a estadia em terras lusitanas.

Na primeira fase de treinos, a delegação brasileira ficará concentrada no Centro de Treinamento de Rio Maior até o dia 14 de julho sem contato com pessoas de fora da delegação. Em seguida, partirão para Coimbra, onde poderão treinar com a seleção portuguesa de judô até o dia 23 de agosto.

Veja a relação dos atletas selecionados para os treinamentos de campo em Portugal


Equipe Feminina

Nathália Brígida (48kg/Sogipa/FGJ)
Gabriela Chibana (48kg/ECPinheiros/FPJudo)
Larissa Pimenta (52kg/ECPinheiros/FPJudo)
Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação/FJERJ)
Sarah Menezes (52kg/CRFlamengo/FJERJ)
Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ)
Alexia Castilhos (63kg/Sogipa/FGJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ)
Ellen Santana (70kg/ECPinheiros/FPJudo)
Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ)
Samanta Soares (78kg/ADSão Caetano/FPJudo)
Beatriz Souza (+78kg/ECPinheiros/FPJudo)
Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação/FJERJ)

Equipe Masculina


Eric Takabatake (60kg/ECPinheiros/FPJudo)
Phelipe Pelim (60kg/ ECPinheiros/FPJudo)
Allan Kuwabara (60kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ)
Willian Lima (66kg/ECPinheiros/FPJudo)
Eduardo Katsuhiro (73kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
David Lima (73kg/Sogipa/FGJ)
João Pedro Macedo (81kg/Sogipa/FGJ)
Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Victor Penalber (81kg/Instituto Reação/FJERJ)
Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Buzacarini (100kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
Rafael Silva "Baby" (+100kg/ECPinheiros/FPJudo)
Thiago Palmini (+100kg/Minas Tênis Clube/FMJ)





















































Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também