Em jogo eletrizante, Gana vence, complica Coreia do Sul e mantém vivo sonho das oitavas da Copa

Gana suporta a pressão da Coreia do Sul e conquista primeira vitória na Copa do Mundo (JUNG Yeon-je / AFP)


Em jogo eletrizante, Gana abriu dois gols de vantagem, viu a Coreia do Sul empatar, mas Kudus decidiu no triunfo por 3 a 2, na Cidade da Educação. Salisu e Kudus marcaram os outros gols dos africanos, enquanto Cho descontou duas vezes. Com a vitória, as Estrelas Negras somam três pontos e igualaram Portugal, que tem um jogo a menos, pelo Grupo H da Copa do Mundo. A Coreia, por sua vez, segue com apenas um ponto e vê o sonho das oitavas mais distante

+ Seleção de Tite tem aproveitamento menor sem Neymar, mas já conquistou um título

PRESSÃO SUL-COREANA

Desde o início, a Coreia do Sul impôs seu ritmo de jogo e encurralou Gana com velocidade e infiltração. Nos primeiros doze minutos, foram cinco escanteios seguidos, mas Cho e Min-Jae não conseguiram aproveitar as bolas alçadas na área, e a defesa africana soube coibir os lances perigosos apesar de assustada com a intensidade asiática.

+ Confira e simule a tabela da Copa do Mundo

QUEM NÃO FAZ... LEVA

Coreia não aproveitou as oportunidades e viu Gana reagir e começar a levar perigo ao gol de Kim. Com perigo, os filhos de Abedi Pelé tiveram boa movimentação e levaram às Estrelas Negras ao gol. Em falta perigosa pelo lado esquerdo, André Ayew cobrou na área, mas a defesa coreana não afastou. Na sobra, o zagueiro Salisu estufou a rede aos 23. A arbitragem checou uma possível bola na mão de Jordan Ayew, mas validou o tento.

GANA LETAL

Ao abrir o placar, Gana passou a dominar as ações e deixar a adversária nas cordas. Com isso, apostou novamente na bola alçada na área. Jordan Ayew recebeu com liberdade na esquerda, levantou a cabeça e cruzou para Kudus desviar de cabeça, sem qualquer chance de defesa para Kim Seung-Gyu.

SALVA ZIGI

Na volta do intervalo, a Coreia do Sul foi para o ataque na busca pelo empate e levou perigo pelo alto. Kim Jin-Su recupera a bola, avança até a linha de fundo e cruza para Cho cabecear. Ati zigi fez uma grande defesa e salvou Gana.

SHOW DE CHO!

Na busca pela reação, Lee Kang-In roubou a bola de Lamptey e avançou pela esquerda. O jogador acertou um cruzamento certeiro para o centroavante Cho cabecear sem chance para Ati Zigi, aos 12. Três minutos depois, os sul-coreanos voltaram a explorar o lado esquerdo, desta vez com Kim Jin-Su . Na área, Cho mostrou oportunismo e, novamente de cabeça, deixou tudo igual no placar.

ELE DE NOVO

Em rápida jogada de contra-ataque, Partey toca para Jordan Ayew, que encontra Mensah com liberdade pela ponta esquerda. O atleta cruza rasteiro, Iñaki Williams fura e a bola sobra para Kudus encher o pé e bater cruzado no fundo da meta de Kim Seung-Gyu. O arqueiro chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o terceiro gol de Gana.

ELETRIZANTE

Em cobrança de falta, Lee Kang-In leva muito perigo e obriga Ati Zigi a fazer uma grande defesa. Na sequência, Kim Jin-Su aparece bem na área, finaliza e a bola passa pelo goleiro ganês. A defesa salva a bola em cima da linha e evita o possível gol de empate da Coreia do Sul.

PRESSÃO ATÉ O FIM

Em outro bom momento, Cho recebeu dentro da área e mesmo sem ângulo soltou a bomba para mais uma grande defesa do goleiro de Gana. Os africanos suportaram a pressão até o fim e venceram a primeira na Copa do Mundo do Qatar.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Na última rodada do Grupo H, Gana medirá forças com o Uruguai no Al Janoub, enquanto a Coreia do Sul encara Portugal, na Cidade da Educação. Ambas as partidas estão marcadas para a próxima sexta-feira, às 12h (horário de Brasília) e decidirão quem avança às oitavas de finais.

FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL 2X3 GANA - COPA DO MUNDO - SEGUNDA RODADA - GRUPO H
Local: Cidade da Educação, em Doha (QAT)
Data e horário: 28/11/2022 (segunda-feira), às 10h (de Brasília)
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
Auxiliares: Gary Beswick (ING) e Adam Nunn (ING)
Quarto árbitro: Kevin Ortega (PER)
Público: 43983 torcedores
Cartões Amarelos: Jung Woo-Young e Kim Young-Gwon (COR) / Amartey, Lamptey (GAN)
Cartões Vermelhos:

Gols: Salisu (0-1 23'/1T) / Kudus (0-2 / 33'/1T) / Cho (1-2 12'/2T) Cho (2-2 15'/2T) Kudus (2-3 22'/2T)

COREIA DO SUL

S G Kim; M H Kim, M J Kim (Kwon Kyung-Won 46'/2T), Y G Kim, J S Kim; Hwang, Jung Woo-Youn (Hwang Ui-Jo 34'/2T), Kwon (Lee Kang-In 11'/2t), Jeong, Son; Cho. Técnico: Paulo Bento.

GANA
Ati Zigi; Lamptey (Odoi 34'/2T), Amartey, Salisu, Mensah; Abdul Samed, Partey, Kudus (Djiku 37'/2T); Jordan Ayew (Sulemana 34'/2T), André Ayew (Kyereh 34'/2T) e Williams. Técnico: Otto Addo.