Em jejum como visitante, Corinthians venceu só um dos últimos dez jogos que fez contra o Fla no Maracanã

·5 min de leitura


Além de estar na luta para encerrar um jejum de quase três meses sem vitórias fora de casa, o Corinthians desafiará nesta quarta-feira, às 21h30, contra o Flamengo, no Maracanã, o retrospecto recente ruim que vem amargando em partidas diante do Flamengo no estádio mais tradicional do Brasil. No maior palco do futebol nacional, o Timão só conseguiu vencer um dos últimos dez duelos com o Rubro-Negro, que não perde para o rival no local desde 2015.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Veja até quando vai o contrato de cada jogador do Corinthians

E nestes dez confrontos anteriores entre os dois adversários no Maracanã, os flamenguistas derrotaram os corintianos por sete vezes, sendo que também houve outros dois empates, além do único triunfo do Alvinegro, pelo placar de 3 a 0, ocorrido no dia 12 de julho de 2015, pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano, no qual acabaria conquistando o seu sexto título da competição.

A última ocasião em que os dois clubes se encontraram no tradicional estádio foi em fevereiro deste ano, ainda em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2020, e os mandantes venceram por 2 a 1 na campanha do seu último troféu nacional. E no embate anterior a este entre as equipes no local, realizado em novembro de 2019, os flamenguistas golearam por 4 a 1 na trajetória vitoriosa que também culminou na conquista de outro Brasileirão.

E em junho daquele mesmo ano, o Rubro-Negro também superou o Timão por 1 a 0, no Maracanã, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Naquela ocasião, depois de já ter vencido o confronto de ida do mata-mata pelo mesmo placar, a equipe carioca eliminou o rival paulista do torneio.

O jejum de vitórias corintianas contra o Flamengo no Maracanã atualmente é de seis partidas, pois, antes destes três duelos citados acima, houve outros três jogos sem triunfos da equipe paulista no estádio. Dois deles aconteceram em 2018. No primeiro, em junho daquele ano, o time da casa venceu por 1 a 0 pelo Brasileirão. Três meses depois, os rivais ficaram no 0 a 0 pelo embate de ida da semifinal da Copa do Brasil, na qual os corintianos depois eliminariam o oponente com uma vitória por 2 a 1 no confronto de volta, em São Paulo.

Em 2017, as duas equipes não mediram forças no Maracanã, pois no único embate entre os clubes no Rio naquele ano os flamenguistas atuaram como mandantes no estádio Luso-Brasileiro. Antes disso, em outubro de 2016, os times empataram por 2 a 2 no mítico palco do futebol carioca, pelo Brasileiro.

RETROSPECTO GERAL DO DUELO NO MARACANÃ É BEM FAVORÁVEL AO FLA

O retrospecto histórico dos confrontos entre os dois clubes no Maracanã também é bem favorável ao Flamengo. Em 44 encontros das equipes no local, os corintianos só venceram dez, sendo que houve 27 vitórias dos anfitriões e sete empates. E os donos da casa marcaram quase o dobro de gols (80 a 41).

E quando ganhou pela última vez no mais tradicional palco do futebol brasileiro, com o triunfo por 3 a 0 obtido em 2015, o Alvinegro então quebrou um jejum expressivo de vitórias sobre o Fla no local, que durava desde 2002, embora neste intervalo de tempo só tenham se enfrentado por oito vezes lá.

Antes deste jogo realizado há seis anos, houve apenas outras três partidas que os dois clubes fizeram no Maracanã na década passada. Isso pelo fato de que o estádio ficou fechado durante um bom tempo para ser reformado para a Copa do Mundo de 2014. E no último encontro entre os clubes no local antes do início das obras, o Corinthians, então com Ronaldo Fenômeno ainda no ataque da sua equipe, foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0, no dia 28 de abril de 2010, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Depois daquele duelo, que pesaria para o Timão ser eliminado do torneio continental mesmo com uma vitória por 2 a 1 na partida da volta no Pacaembu, os dois clubes se reencontrariam pela primeira vez no reformado Maracanã em novembro de 2013, quando a equipe carioca venceria de novo por 1 a 0, pelo segundo turno do Brasileirão. E o mesmo placar se repetiu favoravelmente ao Rubro-Negro em setembro de 2014, na edição seguinte do mesmo torneio.

QUATRO DO ELENCO ATUAL ESTAVAM NO ÚLTIMO TRIUNFO NO MARACANÃ

Na última vez em que o Corinthians derrotou o Flamengo no Maracanã, quatro medalhões do atual elenco do clube estavam em campo. No dia 12 de julho de 2015, Cássio, Fagner, Gil e Renato Augusto ajudaram o Timão a bater o rival por 3 a 0. Entre eles, o zagueiro e o meio-campista então viviam a primeira passagem pelo clube paulista e agora estarão em campo novamente nesta quarta-feira em um novo período de suas carreiras com a camisa corintiana.

Naquele jogo, então comandado por Tite, atual técnico da Seleção Brasileira, o Timão contou com Cássio (Walter); Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique; Jadson (Ralf), Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love. E os gols da vitória corintiana foram marcados por Elias, Uendel e Jadson.

JEJUM ATRÁS DE JEJUM

Como se não bastassem o jejum fora de casa no Brasileirão e este atual contra o Flamengo no Maracanã, nesta quarta--feira o Alvinegro também tentará quebrar uma série de oito jogos sem vitórias sobre o Rubro-Negro no histórico geral do confronto. E neste período o clube carioca ganhou por sete vezes e empate por uma diante do rival. O último triunfo corintiano sobre o adversário foi obtido naquele duelo de volta na semifinal da Copa do Brasil de 2018.

Confira os resultados dos últimos dez jogos entre os dois rivais no Maracanã:

28/4/2010 – Flamengo 1 x 0 Corinthians – Libertadores
24/11/2013 – Flamengo 1 x 0 Corinthians – Campeonato Brasileiro
14/9/2014 – Flamengo 1 x 0 Corinthians – Campeonato Brasileiro
12/7/2015 – Flamengo 0 x 3 Corinthians – Campeonato Brasileiro
23/10/2016 – Flamengo 2 x 2 Corinthians – Campeonato Brasileiro
3/6/2018 – Flamengo 1 x 0 Corinthians – Campeonato Brasileiro
12/9/2018 – Flamengo 0 x 0 Corinthians – Copa do Brasil
4/6/2019 – Flamengo 1 x 0 Corinthians – Copa do Brasil
3/11/2019 – Flamengo 4 x 1 Corinthians – Campeonato Brasileiro
14/2/2021 – Flamengo 2 x 1 Corinthians – Campeonato Brasileiro

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos