Em dois anos, apoio a renda básica cresce e é aprovada por 77% dos paulistanos
Nos últimos dois anos, cresceu o número de moradores da cidade de São Paulo que apoiam a criação de uma renda básica para pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, 77% dos paulistanos são a favor do benefício.
Entre os entrevistados 15% se disseram contra e 8% não souberam ou não responderam.
Nos últimos dois anos, o índice cresceu 22 pontos percentuais. Em 2018, 55% dos paulistanos se diziam favoráveis à renda básica, enquanto 30% era contra e 15% não sabiam ou não responderam.
Segundo a pesquisa feita em 2020, entre as pessoas favoráveis, a maior parte são pessoas com ensino fundamental completo e das classes C, D e E. Já perfis mais comuns entre os que são contra estão os que tem renda acima de 5 salários mínimos, as classes A e B e quem tem ensino superior.
Leia também
Os moradores do Centro de São Paulo são os que menos apoiam a medida. Nesta região, 65% são a favor e 38% contra. Na Zona Leste está o maior índice de apoio, com 81% a favor e apenas 14% dos moradores são contrários, o restante não sabe. Na Zona Norte, 75% são a favor e 14% contra, enquanto na Zona Sul, 76% são a favor e 16% são contra. Por fim, na região Oeste da cidade, 73% são favoráveis à medida.
O levantamento foi feito com 800 pessoas a partir de 16 anos que vivem na cidade, entre os dias 5 e 21 de setembro de 2020. Os questionários foram feitos ao vivo e também de forma online e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.