Em carta ao The Players' Tribune, Southgate defende protestos de jogadores: “Não devemos nos ater ao futebol”

·2 minuto de leitura

No último fim de semana, jogadores da Inglaterra foram vaiados por parte de sua própria torcida ao se ajoelhar em protesto contra o racismo, antes dos amistosos diante de Áustria e Romênia.

Porém, o técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate, saiu em defesa do direito dos atletas protestarem e se posicionarem politicamente numa emotiva carta ao The Players' Tribune.

Nunca achei que deveríamos nos ater somente ao futebol.Gareth Southgate

Para o ex-jogador, esportistas devem ser livres para se manifestar como bem entenderem sobre questões sociais, aproveitando a visibilidade que o futebol lhes oferece.

"Em casa, estou atrás das crianças e dos cachorros na hierarquia. Mas, publicamente, sou o técnico da seleção masculina da Inglaterra", explica Southgate. "Tenho responsabilidade com toda a comunidade de usar minha voz, e os jogadores também. É dever deles continuar a interagir com o público em temas como igualdade, inclusão e injustiça racial, usando o poder de suas vozes para ajudar a colocar debates na mesa, gerar consciência e educar."

O treinador também afirma que, embora tenha restrições ao uso do celular logo após as partidas, jamais pensou em ditar regras sobre como os atletas devem se comportar nas redes sociais.

"Ler comentários ofensivos nunca ajuda o desempenho. Quero protegê-los, mas nunca regularia o uso das redes na seleção. Confio e sei que são maduros para tomar suas próprias decisões, fazer o certo pela saúde mental e seguir como uma força na luta por uma sociedade melhor", escreve o técnico, antes de enviar um recado contundente aos agressores que espalham ódio pela internet.

"Infelizmente, para aquelas pessoas que se envolvem nesse tipo de comportamento, tenho más notícias. Vocês estão do lado perdedor. É claro para mim que caminhamos para uma sociedade muito mais tolerante e compreensiva, e sei que nossos jogadores farão a sua parte."

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos