Em ano histórico, Palmeiras 'varre' torneios nacionais de base


O Palmeiras "varreu" os principais títulos das categorias de base. Levando em conta a taça do Brasileirão Sub-17 conquistada na última quinta-feira (17) e a Copa São Paulo de Futebol Júnior, além do desempenho no Sub-20 e no Sub-15, o clube soma sete canecos em 2022.


GALERIA
> Quanto vale o atacante Endrick? Veja os valores das multas rescisórias de 21 joias


O título conquistado ontem sobre o Grêmio serviu para coroar o ano da categoria. O time Sub-17 conquistou todas as taças relevantes: Paulistão, diante do SKA, Copa do Brasil, contra o Vasco, além do próprio Campeonato Brasileiro.

O Sub-17 teve dois jogadores fundamentais, que são tratados como as principais promessas do Palmeiras: Endrick e Luis Guilherme. O primeiro já está integrado ao elenco profissional — inclusive é considerado titular — e foi decisivo na final diante do Vasco, enquanto o segundo brilhou na última noite ao marcar o gol da virada sobre o adversário gaúcho. Ambos têm apenas 16 anos.

Luis Guilherme
Luis Guilherme

Luis Guilherme brilhou na final do Brasileirão Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

Outra categoria que teve uma temporada inesquecível foi o Sub-20. Campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão sobre os rivais Flamengo e Corinthians, respectivamente, as Crias da Academia só não venceram o Paulistão, já que foram eliminados pela Portuguesa nas quartas de final do torneio estadual.

No início de 2022, o Palmeiras também colocou fim à piada dos rivais sobre a Copinha e faturou a competição, título inédito. O Alviverde teve uma equipe estrelada — com Endrick, Giovani, Jhon Jhon, Fabinho, Vanderlan, Garcia, Luis Guilherme e outros — na final goleou o Santos e, na fase anterior, eliminou o São Paulo.

Palmeiras x Santos - Copinha
Palmeiras x Santos - Copinha

Giovani, Endrick, Gabriel Silva e Jhon Jhon na final contra o Santos (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Além dos seis títulos das categorias Sub-17 e Sub-20 (+ Copinha), o Palmeiras também levou o Paulistão Sub-15. Na final, enfrentou o São Paulo e venceu o Choque-Rei nos pênaltis, por 4 a 3. Durante a competição, mais uma joia se destacou: Estêvão, de 15 anos, outra grande promessa alviverde.

+ Estevão comemora primeira convocação e gol na Seleção Brasileira Sub-17

VEJA ABAIXO OS PRINCIPAIS TÍTULOS DA BASE DO PALMEIRAS EM 2022:

- Copa São Paulo de Futebol Júnior
- Paulistão Sub-15
- Paulistão Sub-17
- Copa do Brasil Sub-17
- Brasileirão Sub-17
​- Copa do Brasil Sub-20
- Brasileirão Sub-20