Eliminado no Paulistão, Santos quer superar Santa Fe na Libertadores

Jogadores do Santa Fe, em Bogotá, Colômbia, no dia 16 de março de 2017

Considerada uma das equipes mais fortes do Brasil no início do ano, o Santos acabou decepcionando ao ser precocemente eliminado do Campeonato Paulista e, nesta quarta-feira, tentará virar a página e afastar a crise com uma vitória na Colômbia contra o Santa Fe.

No Paulistão, o Peixe, atual bicampeão estadual, deu adeus ao sonho do tri ao ser superado pela surpreendente Ponte Preta nas quartas de final (0-1, 1-0, 4-5 nos pênaltis), um resultado que voltou a colocar a torcida no pé do técnico Dorival Júnior.

Com a eliminação, porém, veio a oportunidade de focar 100% no grande objetivo do ano, a Copa Libertadores, na qual a equipe santista aparece no primeiro lugar do Grupo 2, com 4 pontos, um a mais que o rival desta quarta-feira, o Santa Fe (2º).

Considerados os dois favoritos da chave, que conta também com o The Strongest, da Bolívia, e o Sporting Cristal, do Peru, Santos e Santa Fe medirão forças no estádio El Campín, de Bogotá, para ver quem ficará provisoriamente com o primeiro lugar do grupo.

Para este confronto, o Santos terá de volta o goleiro titular e xodó da torcida Vanderlei, ausente no último mês por lesão.

Outra aposta de Dorival Júnior para superar o adversário colombiano será o atacante Jonatham Copete, ex-jogador do Santa Fe que conhece bem o ambiente do El Campín e que poderá mostrar o caminho para superar os ex-companheiros.

Além de Copete, as esperanças da torcida santista estarão mais uma vez depositadas no meia Lucas Lima, maestro da equipe, e no faro de gol do experiente atacante Ricardo Oliveira.

Para o zagueiro David Braz, a viagem até Bogotá é longa e cansativa, mas o Santos está pronto para disputar uma partida difícil.

"O jogo é importante e queremos seguir na liderança da chave", afirmou o zagueiro, antes de viajar até a capital colombiana.

rupo 2 de la Copa Conmebol Libertadores-2017.

- Santa Fe confiante -

Do lado colombiano, o Santa Fe tem vivido primeiro semestre irregular na Liga Colombiana assim como na Libertadores, mas vem de vitória no fim de semana sobre o Atlético Bucaramanga, o que deu nova confiança à torcida.

O técnico Gustavo Costas anunciou que a equipe terá poderá contar na equipe titular com dois pilares do time: o goleiro Leandro Castellanos e o volante Johan Arango, que foram poupado no fim de semana.

Para o treinador, o Santos será um adversário complicado, porque, ao tradicional estilo brasileiro, soma "a força, a luta e a briga".

"Vimos o jogo do Botafogo contra o Atlético Nacional (Grupo 1, vitória por 2 a 0 do Botafogo) e só podemos dizer que o futebol brasileiro vive um bom momento. Será um jogo duríssimo e estamos analisando tudo", declarou.

Já o atacante Damir Ceter garantiu que o Santa Fe espera vencer para se aproximar da classificação às oitavas de final.

"Está claro que ganhando em casa estaríamos a três pontos da classificação. Temos consciência da responsabilidade que devemos ter nesse jogo", analisou Ceter.

A partida será apitada pelo trio argentino formado pelo juiz Fernando Rapallini e os assistentes Juan Belatti e Gabriel Chade.

- Prováveis escalações:

Santa Fe: Leandro Castellanos - Carlos Arboleda, José Moya, Héctor Urrego, Dairon Mosquera - Juan Daniel Roa, Johan Arango, Yeison Gordillo, Leyvin Balanta, Jonathan Gómez – Denis Stracqualursi. T: Gustavo Costas.

Santos: Vanderlei - Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz, Jean Mota - Renato, Thiago Maia, Lucas Lima - Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. T: Dorival Júnior.