Eletrizante! Ajax goleia o Lyon e fica perto da final da Liga Europa

O Ajax deu um passo importante para chegar à final da Liga Europa. Nesta quarta-feira, a equipe holandesa goleou o Lyon por 4 a 1, em Amsterdã, com gols de Traoré (2), Dolberg e Younes. Valbuena descontou para os franceses. O jogo foi muito movimentado e dois goleiros foram bastante exigidos durante todo o duelo.

Agora, os holandeses podem perder por dois gols de diferença, na França, no dia 11 de maio, que avançam à final da competição. Nesta quinta-feira, Celta de Vigo e Manchester United iniciam a outra semifinal.

A Liga Europa normalmente acontece às quintas-feiras, porém, a Uefa atendeu a um pedido do clube holandês para que a partida fosse realizada nesta quarta. No dia 4 de maio, a Holanda comemora o Nationale Dodenherdenking (Dia da Memória), em que são recordados os que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial. Já o dia 5 é o Bevrijdingsdag (Dia da Libertação), comemorando o fim da ocupação nazista no mesmo período.



Traoré e Ziyech - Ajax x Lyon

Ziyech contribuiu com três passes (Foto: Emmanuel Dunand / AFP)

Em campo, as duas equipes protagonizaram um grande jogo. Em nenhum momento elas abdicaram do ataque e garantiram emoção a todo instante aos torcedores que acompanharam a partida na Johan Cruyff Arena, atual nome do Estádio do Ajax, em homenagem ao ex-jogador.

Quem começou melhor foi o Lyon. O time francês ficou mais no campo de ataque e desperdiçou chances. Mas o Ajax, não. Em sua primeira grande oportunidade, os holandeses abriram o placar com Traoré, escorando cobrança de falta de Ziyech. O segundo não demorou muito a sair. O goleiro Anthony Lopes saiu jogando errado, Traoré tocou de cabeça e Dolberg bateu cruzado para fazer o segundo.

A etapa final foi ainda melhor. Logo com três minutos, Younes recebeu na área e bateu na saída do goleiro. A grande vantagem não fez o Ajax recuar. Muito pelo contrário. A equipe holandesa obrigou Anthony Lopes a grandes defesas. Ao menos cinco no segundo tempo.



Valbuena - Ajax x Lyon

Valbuena fez o gol de honra do Lyon (Foto: Emmanuel Dunand / AFP)

Com um pouco menos de intensidade, Onana também trabalhou bem. Mas nada pôde fazer em chute de Valbuena, que pegou rebote da entrada da área e mandou no cantinho.

Até então, o 3 a 1 era um placar considerado magro. Os dois times seguiam desperdiçando oportunidades. Mas em lance que lembrou o grande Ajax da década de 90, que tinha Seedorf, Kluivert, Overmars e companhia, Traoré escorou cruzamento de Ziyech para fazer o quarto.

Por muito pouco o Ajax não chegou ao quinto, sacramento uma goleada daquelas na semifinal da Liga dos Campeões. Na reta final, David Neres foi a campo e criou boa chance. No último lance, Anthony Lopes salvou mais uma vez o Lyon de um massacre ainda maior em Amsterdã.



E MAIS: