É possível hipnotizar uma criança para que ela faça a vontade dos pais?

Yahoo Vida e Estilo
É possível hipnotizar uma criança? Foto: Luciano Kyung Seo Kim/Reprodução/Instagram (@pyonglee)
É possível hipnotizar uma criança? Foto: Luciano Kyung Seo Kim/Reprodução/Instagram (@pyonglee)

Desde que Pyong Lee entrou na casa do ‘Big Brother Brasil’, a hipnose se tornou um tópico de curiosidade para o público. Ainda no confinamento, o brother sugeriu que poderia hipnotizar o filho para fazer suas vontades. Mas será que isso é possível mesmo?

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook e Twitter e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

De acordo com hipnoterapeuta e presidente do Instituto OMNI, Michael Arruda, não só é possível, como acontece mais vezes do que é possível perceber. “Os pais já hipnotizam os filhos sem que eles saibam, porque a hipnose é um processo natural. Quando uma sugestão entra na mente da pessoa e fica acima da própria vontade”, explica o especialista.

Arruda explica que a hipnose é possível a partir do momento que a criança começa a entender a linguagem, já que a especialidade lida diretamente com a capacidade de compreensão da pessoa. E não são só os pais têm esse poder sobre as crianças, outras figuras de autoridade, como professores, também podem causar um efeito hipnótico involuntariamente nas crianças, e isso pode acontecer com comentários positivos e negativos.

Leia também

“Isso acontece quando eles sugerem que as crianças têm potencial ou são inteligentes. Os alunos acreditam no professor porque ele tem autoridade, então aquilo vai entrar na mente das crianças e repercutir, fazendo com que elas se tornem realmente aquilo que o professor falou”, exemplifica.

Da mesma forma, comentários negativos podem ficar marcados no subconsciente das crianças. “Isso acontece muito em pessoas que têm bloqueios para aprender idiomas. Há muitos casos de pessoas que foram buscar na vida adulta o motivo de não conseguir aprender inglês, por exemplo, e foi alguma coisa que aconteceu na infância, na escola, por conta de um professor que deu alguma sugestão negativa em relação da capacidade da criança e a mente absorveu aquilo, criou um trauma e na vida adulta não consegue aprender”.

“É muito importante que os pais e professores saibam e entendam que, mesmo sem terem o conhecimento profissional, tudo que eles falam para os filhos e alunos pode ter um efeito hipnótico, então é necessário que haja cuidado no processo de comunicação com as crianças”, diz.

Hipnose terapeutica

No entanto, a hipnose também pode cumprir um papel importante na vida da criança se realizada de maneira profissional. “A hipnose terapêutica é muito indicada para crianças e pode impedir que ela tenha problemas futuros”, afirma o hipnoterapeuta.

A especialidade é muito utilizada, por exemplo, em crianças que fazem xixi na cama ou têm dificuldade no processo de desfralde, em crianças que têm muitos pesadelos ou dificuldades para dormir sozinha na própria cama. Ja na pré-adolescência e adolescência, a hipnoterapia pode ser utilizada em casos de timidez excessiva, para melhora de desempenho escolar e até em casos de ansiedade e depressão.

“A infância é o período mais indicado para fazer os processos de hipnose terapêutica, porque já resolve o problema na criança e diminui as chances de se tornar um adulto problemático”, finaliza o profissional.

Leia também