E-Paulistão: FPF anuncia campeonato de PES 2021; Palmeiras fica fora do torneio

LANCE!/NOSSO PALESTRA
·2 minuto de leitura


A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta quarta-feira (24) um novo campeonato voltado para os fãs de games. O ‘E-Paulistão’ é uma competição de eFootball PES 2021 que promete levar a rivalidade paulista aos jogadores da franquia da Konami.


O Palmeiras, que não está presente em nenhum dos games de simulação de futebol do momento, não estará no torneio estadual. Isso porquê, de acordo com o portal UOL, o clube vive um embate com a Konami sobre os direitos de uso de imagem indevido, que, inclusive, enviou uma notificação extrajudicial à empresa produtora do PES.

Com a facilidade de edição da franquia nos PCs em uma ferramenta disponibilizada pela Konami, alguns fãs realizam algumas personalizações no game e inserem o Palmeiras com as faces dos jogadores, uniformes, símbolos, patrocinadores e detalhes no Allianz Parque, por exemplo. E mesmo assim, o Palmeiras responsabiliza a produtora japonesa vetar o uso de imagem.

O Verdão, no produto final ao consumidor, está com um nome genérico de ‘São Paulo Barra Funda V’, já que não fechou nenhum licenciamento da sua marca.

Devido a isso, Palmeiras e Federação optaram por não procurar uma alternativa para que a equipe seja representada na competição, sendo assim, lançando a competição virtual sem o Alviverde. A Portuguesa ocupou o lugar do Verdão.

SOBRE O TORNEIO

Na primeira fase, o E-Paulistão será disputado por times que atuam no Paulistão. Para isso, a FPF colaborou com o desenvolvimento de eSports em cada clube, garantindo equilíbrio ao campeonato virtual de futebol.

Na segunda etapa, prevista para o segundo semestre de 2021, o E-Paulistão contemplará os times que jogam as três séries principais (A1, A2 e A3) do Estadual, dando à competição inúmeras possibilidades de disputas. Ou seja, além de uma nova era de clássicos, as demais equipes entram na competição com chances de levantar a taça.

INSCRIÇÕES

As inscrições para os torcedores começarão no dia 24/03, e vão até 15/04, por meio do site www.e-paulistao.com.br. As seletivas on-line serão realizadas de 27/03 a 18/04.

A fase de grupos acontecerá do dia 21/04 até 14/05. Entre os dias 20 e 21 de maio, os classificados se enfrentarão nos playoffs, que apontará os finalistas que duelarão no dia 24 do mesmo mês.

TRANSMISSÕES DAS PARTIDAS

Os jogos do E-Paulistão terão transmissão on-line nos canais da FPF no Twitch e YouTube. As finais serão decididas em eventos presenciais, respeitando as normas sanitárias do combate à Covid-19.