Dunga, Felipe Melo e companhia: o último Brasil que liderou o ranking da FIFA

Depois de confirmar a classificação para a Copa do Mundo com uma vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai, a Seleção Brasileira volta ao topo do ranking da FIFA e ocupa o primeiro lugar entre as seleções. Fato que não acontecia desde maio de 2010, um mês antes do início do Mundial da África do Sul.

Mas como era a Verde-Amarela que liderou o ranking naquela época? Dunga era o responsável pelo comando técnico, ele havia assumido a Seleção depois da Copa do Mundo da Alemanha e classificado o Brasil para o mundial da África. 

Felipe Melo Dunga Brazil 2010


(Foto: Getty Images)

Em 16 jogos, aquela equipe havia faturado 14 vitórias e um empate, perdendo apenas uma partida. Os tropeços vieram na reta final das Eliminatórias com o Brasil já classificado para a Copa do Mundo. 

Naquele ciclo, o Brasil faturou a Copa América e Copa das Confederações com 100% de aproveitamento e garantiu a classificação para o Mundial da África em primeiro lugar com 34 pontos. Entre os jogadores que faziam parte daquele elenco, apenas Thiago Silva e Daniel Alves seguem na Seleção de Tite.

Abaixo, confira a lista completa dos atletas que faziam parte daquele Seleção:

Goleiros: Júlio Cesar, Gomes e Doni
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva
Meio-campistas: Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano, Josué, Ramires, Kléberson, Kaka e Júlio Baptista
Atacantes: Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Grafite