Duelo de pensadores: estudiosos, Zé Ricardo e Milton Mendes medem forças em Brasília

Típicos 'estudiosos da bola', Zé Ricardo e Milton Mendes duelam neste domingo, no clássico entre Flamengo x Vasco, pela quarta rodada da Taça Rio. Ambos os técnicos costumam demonstrar muito conhecimento de adversários e formação tática. Se o jogo não tem caráter tão decisivo neste Carioca, espera-se, pelo menos, um grande duelo no que diz respeito a 'posicionamento das linhas', 'transições entre defesa e ataque' e muitas outras expressões que já viraram jargões entre os treinadores. A partida será realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h30.

Aos 46 anos, Zé Ricardo fez um curso na CBF no fim do ano passado e ainda está no início da carreira. Mesmo assim, vem demonstrando muitas qualidades e já falou sobre a vontade de estudar futebol no exterior. Milton Mendes, de 51, tem os quatro níveis completos de curso para técnicos da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) - um dos poucos no Brasil com esta qualificação.

No ano passado, Zé Ricardo enfrentou Milton Mendes pelo Brasileiro, quando o atual técnico do Vasco estava à frente do Santa Cruz. O Flamengo venceu por 1 a 0. O comandante rubro-negro lembra daquele duelo e também das características de jogo do adversário.

- Foi difícil, e a característica dele é ter um time bem ofensivo, que retém muito bem a bola no ataque. No jogo de estreia, o Vasco já tentou usar essas características e jogadas ensaiadas. É uma equipe mobilizada pela troca de treinador, com todos querendo ganhar o seu espaço. Teremos um adversário de grande nível - prevê o treinador rubro-negro.

Do outro lado, Milton Mendes discorre sobre as características do Flamengo. Assim como Zé Ricardo, ele presta muito atenção nos mínimos detalhes.

- Naturalmente, eles jogam colocando sempre os laterais bem abertos, puxando seus externos para dentro, com a entrada do meia que vai jogar. Não acredito que vão jogar com linha baixa. Eles defendem com os dois zagueiros e um volante. A minha forma de jogar vocês vão ver no domingo (hoje) - disse o técnico do Vasco, rindo no fim da declaração.

Apesar de ser um jogo sempre muito badalado, a motivação é diferente para os rivais. O Flamengo já está classificado para a fase semifinal do Campeonato Carioca, mas garante que seguirá em busca do título da Taça Rio. Do outro lado, o Vasco ainda busca se assegurar na próxima fase do Estadual e almeja o troféu deste segundo turno. Além disso, o Cruz-Maltino não venceu um clássico neste ano: foram duas derrotas, para Flamengo e Fluminense, e um empate sem gols com o Botafogo.












E MAIS: