Dora Varella vê mais visibilidade do skate pós-Olimpíada: “Incentivo”

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Dora Varella, de 19 anos, mantém a sua rotina de treinamentos com foco na etapa de Porto Alegre do campeonato STU National. Foto: Divulgação
Dora Varella, de 19 anos, mantém a sua rotina de treinamentos com foco na etapa de Porto Alegre do campeonato STU National. Foto: Divulgação

Por Guilherme Faber (@fabergui) e Matheus Brum (@matheustbrum)

Sétima colocada nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a skatista Dora Varella, de 19 anos, mantém a sua rotina de treinamentos com foco na etapa de Porto Alegre do campeonato STU National (Skate Total Urbe), que acontecerá de 27 até 29 de maio.

Dora estava relacionada para disputa do X-Games na companhia de Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Letícia Bufoni, mas o seu teste positivo para covid-19 acarretou a sua ausência do torneio. Outra influência desse afastamento é a falta de tempo hábil para uma nova quarentena e teste.

Também chegou a confirmar presença no Tony Hawk Weekend’s Jam. Porém, o próprio organizador do evento e ícone da modalidade confirmou o cancelamento nas redes sociais por conta de circunstâncias imprevistas.

Reconhecida por atuar na categoria park, desta vez Varella vai estar em terra porto-alegrense junto com Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Rayssa Leal, Pedro Barros e Lucas Rabelo.

Tanto as provas park e street serão realizadas na Orla do Guaíba, cuja pista é reconhecida por ser a maior da América Latina. Outra atração do campeonato é o festival de música com intuito de entreter o público.

Dora falou com exclusividade para o Yahoo Esportes, expôs a sua preparação, admitiu ansiedade pelo seu primeiro torneio da temporada 2022 e revelou admiração pelos seus concorrentes, que considera como amigos.

“Estou ansiosa para o campeonato porque vai ser o meu primeiro de 2022. Vou chegar antes aos Estados Unidos para treinar nas melhores pistas. Estou empolgada também para competir ao lado dos meus amigos, que admiro muito”, disse.

Paralelamente os campeonatos internacionais não são novidades na carreira de Varella. A paulistana está nas pistas desde os 10 anos de idade e conquistou o tricampeonato mundial amador do Girls Vans Combi Pool Classic, nos Estados Unidos, em 2016, 2017 e 2018, e o bi panamericano do open no Vans Park Series Women´s Continental Championships, também na Terra do Tio Sam entre 2017 e 2018.

A categoria park nada mais é do que uma junção de pistas com formato de “U”, o “half pipe”, com street e em um campeonato o tempo de aparição do atleta é em 45 minutos. A classe vertical é quando há não só o half pipe, mas quando o competidor pode arriscar manobras literalmente altas.

VISIBILIDADE

Dora comentou sobre o crescimento da modalidade da prancha de rodas, recordou do passado turbulento e demonstrou felicidade por incentivar outras garotas a iniciarem carreira nas pistas.

“Atualmente entramos em um momento muito importante da prática do skate no país. Principalmente após as Olimpíadas de Tóquio, que fizeram com que muitas pessoas vissem o skate com diferentes olhos. Hoje é uma modalidade olímpica, me faz pensar que estamos em um momento de crescimento e fico muito grata por contribuir para que mais meninas andem de skate”, analisou.

PARIS 2024

A performance do grupo de skatistas brasileiros nos Jogos de Tóquio gerou esperança para os fãs. Questionada se esse sentimento corrobora para um tipo de pressão, Dora interpretou como estímulo para qualquer nível de disputa e nos jogos da capital francesa.

“Acredito que serve muito mais como um incentivo do que fazer pressão. Depois das Olimpíadas de Tóquio houve uma mudança na forma de enxergar a prática e isso me deixa muito animada para seguir em frente. Um dos meus focos agora é treinar muito para as Olimpíadas de Paris. Estou na Seleção Brasileira de skate desde 2018 e sou grata de poder fazer parte disso”, concluiu.

*Matéria atualizada às 15h10 de 4 de maio, com o cancelamento do Tony Hawk’s Weekend Jam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos