Dono do Rio? Flamengo pode abrir vantagem histórica em troféus no Campeonato Carioca de 2021

Antonio Mota
·2 minuto de leitura

Ao bater o Botafogo e conquistar o tri do Campeonato Carioca em 2009, o Flamengo assumiu pela primeira vez o posto de maior campeão do Estadual do Rio de Janeiro. De lá para cá, o Rubro-Negro não largou mais a coroa e inclusive ampliou a sua vantagem para os demais adversários, podendo assim, em 2021, colocar uma distância histórica para cima dos concorrentes.

Segundo o UOL Esporte, o Fluminense foi o maior vencedor do Cariocão entre 1906 e 2008 – ano em que ambos os times acumulavam 30 taças do Estadual –, sendo que a maior distância para o Rubro-Negro foi alcançada em 1985: seis títulos (27 a 21). Desde então, nenhum dos clubes conseguiu abrir uma vantagem tão grande entre os maiores vencedores do Rio, o que pode mudar esse ano.

O então Flamengo de Jorge Jesus conquistou o Campeonato Carioca de 2020. | Andre Coelho/Getty Images
O então Flamengo de Jorge Jesus conquistou o Campeonato Carioca de 2020. | Andre Coelho/Getty Images

Caso conquiste o Campeonato Carioca de 2021, o Flamengo vai chegar ao seu 37ª troféu e consequentemente vai abrir seis de frente juntamente para o Fluminense (31). Os outros dois maiores campeões do Rio de Janeiro ‘correm por fora’: o Vasco tem 24 taças do Cariocão, enquanto o Botafogo tem 21 títulos.

Um ponto a ser destacado é que a reestruturação financeira do Mais Querido, a qual começou em 2013, explica parte do domínio do time no Rio. Porém, o Rubro-Negro vem ‘sobrando’ no Carioca antes mesmo de se reorganizar, considerando que o clube conquistou 14 das últimas 30 edições do torneio. O Vasco (7 taças), o Botafogo (5) e o Fluminense (4) vêm em seguida.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Vale notar, também, que o Flamengo, caso conquiste o Estadual de 2021, o qual representaria o seu “Hexa Tri”, vai somar seis taças a mais do que o Fluminense em apenas 12 anos após assumir a coroa de maior campeão do Rio de Janeiro. O Rubro-Negro precisou de 24 anos, entre 1985 e 2008, para superar a mesma vantagem do Tricolor das Laranjeiras.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.