Dona de '90% do ouro olímpico' de Rafaela Silva lança curso no Rio

Conquistar uma medalha de ouro olímpica não é uma tarefa simples. Chegar ao topo do pódio apenas quatro anos depois da maior decepção de sua vida, então, muito menos. Mas foi exatamente isso que a judoca Rafaela Silva conseguiu realizar nos Jogos Rio-2016 com uma ajuda especial. Sua coach, Nell Salgado, é tida como a maior incentivadora da atleta no ciclo olímpico e, neste sábado, lançou um curso pioneiro para formar profissionais, no Rio de Janeiro.

Após a disputa dos Jogos de Londres (ING), em 2012, Rafaela cogitou parar de lutar por conta de diversas ofensas racistas recebidas após a desclassificação na Inglaterra. Assim, coube à Nell demover a futura campeã mundial (2013) e olímpica (2016) da ideia.

- Tenho certeza que 90% da minha medalha eu devo à Nell. Quando eu pensei em parar de competir, foi ela que me trouxe de volta e me recuperou para o esporte. Tudo que conquistei desde 2012, depois dos Jogos de Londres (ING), teve o dedo dela. Me orgulho por trabalhar com ela - afirmou Rafaela, cuja resposta causou surpresa na própria coach:



Maratona Aquática - Poliana Okimoto

- Ela disse isso? Poxa (risos). O protagonista é o atleta, sou apenas uma ferramenta para moldar ela. O mais legal é ela acreditar no trabalho, e termos essa parceria para seguir evoluindo e crescendo. Isso só foi possível porque ela acreditou no nosso trabalho - completou Nell.

Neste sábado, no Hotel Novotel, na Barra da Tijuca (RJ), Nell lançou o primeiro curso para coaching esportivo do país, com início em maio, com a primeira turma sendo atendida entre os dias 28 de junho e 2 de julho. Antes mesmo de a turma inicial ocupar as salas, a metodologia já tem volta confirmada, em 2018, em Peru e Portugal, além do Brasil.

- Para mim é um prazer participar de um evento como esse. Somos uma família que almeja construir sonhos juntos. Se ela me chama, tenho de ir (risos). A Nell é muito importante para a Rafaela e as crianças do Reação, e faz parte da nossa família. Infelizmente, não tive o privilégio de ter coaching na minha época. Mas a Rafaela é uma prova viva da importância desse trabalho. Ela ia parar de lutar em 2012, e a Nell a convenceu a voltar. Tiro o chapéu para ela - analisou o ex-judoca Flávio Canto.

- É muito importante termos a Nell presente no Instituto Reação, porque podemos nos preocupar apenas com a parte técnica, enquanto ela cuida do psicológico dos alunos - disse o ex-técnico de Canto e atual de Rafaela, Geraldo Bernardes.

Durante o evento, Nell, Rafaela, Canto e Bernardes palestraram e explicaram suas relações com a coach. Com um trabalho diferenciado no país, a profissional atende diversos atletas de alto rendimento, em busca de um impulso rumo ao sucesso esportivo.

- Estou muito feliz. Esse evento foi um sucesso. A proposta, que era falar um pouco sobre meu trabalho de coach, que culmina com a valorização desse tipo de profissional, me deixa contente. As pessoas que estiveram aqui, têm o mesmo tipo de proposta que eu. E, agora, vamos arrebentar no curso - comentou a coach, antes de completar:

- Iremos formar muita gente legal. Essas pessoas que vou formar, irei trazer para a minha equipe. Queremos levar o coaching para clubes, atletas, para o Brasil inteiro. Isso é muito importante.











E MAIS: