Xabi Alonso anuncia aposentadoria no final da temporada

Madri, 9 mar (EFE).- O meia espanhol Xabi Alonso, do Bayern de Munique, anunciou nesta quinta-feira em suas redes sociais que se aposentará no final desta temporada.

"Vivi. Amei. Adeus belo jogo", escreveu no Twitter Xabi Alonso, junto a uma foto em preto e branco na qual aparece fazendo um gesto de despedida segurando um par de chuteiras.

O jogador, de 35 anos, começou sua trajetória no Antiguoko K.E., de San Sebastián, e passou pelas categorias de base do Real Sociedad, onde fez sua estreia na primeira divisão do Campeonato Espanhol na temporada 2000-2001, após voltar de empréstimo do Eibar.

Também passou por Liverpool (2004-2009), Real Madri (2009-2014) e está desde 2014 no Bayern de Munique.

Em 18 temporadas como profissional, Xabi Alonso conquistou duas Eurocopas (2008 e 2012) e a Copa do Mundo de 2010 pela seleção espanhola. Além disso, foi campeão da Liga dos Campeões da Europa em 2005, pelo Liverpool, e em 2014, pelo Real Madrid.

O Bayern ofereceu uma ampliação de contrato de mais um ano ao espanhol, assim como fez com o holandês Arjen Robben e o francês Franck Ribery. Alonso, no entanto, decidiu anunciar sua despedida dos gramados com o time na liderança do Campeonato Alemão e classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões. EFE