Djokovic perde para Karatsev no ATP de Belgrado diante de sua torcida e está fora da final

·2 minuto de leitura
O russo Aslan Karatsev comemora a vitória sobre o sérvio Novak Djokovic na semifinal do ATP 250 Serbia Open no Novak Tennis Center, em Belgrado, neste sábado, 24 de abril de 2021

O tenista Novak Djokovic, número um do mundo, foi eliminado neste sábado em pleno Novak Tennis Center diante de sua torcida no torneio de Belgrado ao perder para o russo Aslan Karatsev por 7-5, 4-6 e 6-4, sua segunda derrota neste ano.

Na volta do torneio de Belgrado ao circuito ATP, cuja última edição havia sido em 2012, o sérvio sonhava em erguer o troféu que já conquistou em 2009 e 2011 contra seus compatriotas, mas Karatsev, número 28 do mundo e uma das revelações da temporada, se vingou das semifinais do Aberto da Austrália.

O russo se tornou conhecido do grande público em fevereiro, quando chegou às semifinais do primeiro Grand Slam do ano a partir vindo da fase classificatória. Em Melbourne foi Djokovic, que depois acabou vencendo o torneio, o único a conseguir derrotá-lo (6-3, 6-4 e 6-2).

O número 1 do mundo teve seu saque quebrado três vezes no primeiro set, mas com o orgulho de campeão ferido, venceu o segundo de virada, quando estava perdendo por 4 a 2, forçando um terceiro set.

Karatsev não se deixou abalar e continuou pressionando até vencer a partida, após quase três horas e meia da semifinal.

"Nunca gostei de perder em casa, com certeza. É decepcionante. Não me sinto muito bem agora, mas ao mesmo tempo tenho de dar os parabéns a Karatsev, que jogou com muita bravura", admitiu Djokovic.

"Sempre que precisava dar os melhores golpes, ele o fazia. Parabéns a ele porque ele jogou de uma forma incrível", acrescentou o sérvio, reconhecendo que jogou "em um nível bastante baixo".

'Nole' experimentou um revés inesperado na semana passada, no Monte Carlo Masters 1000, onde foi eliminado pelo britânico Daniel Evans (N.26) na segunda rodada em dois seta e no momento tem feito uma temporada desastrosa no saibro, algo que não o beneficia antes do grande desafio de Roland Garros.

Karatsev, que aos 27 anos vai disputar a segunda final de sua carreira - venceu o torneio de Dubai em março aproveitando a confiança da Austrália - vai enfrentar no domingo o italiano Matteo Berrettini (nº 10), que na outra semifinal derrotou o japonês Taro Daniel (N.126) por 6-1, 6-7 (5/7) e 6-0.

O torneio ATP de Belgrado, disputado no saibro, distribui mais de 854.000 dólares em prêmios.

-- Torneio ATP de Belgrado

- Simples - Semifinais:

Aslan Karatsev (RUS/N.3) x Novak Djokovic (SRB/N.1) 7-5, 4-6, 6-4

Matteo Berrettini (ITA/N.2) x Taro Daniel (JPN) 6-1, 6-7 (5/7), 6-0

bur-gh/mcd/aam