Djokovic, mesmo lesionado, evita eliminação para Fritz no quinto set

·4 minuto de leitura

Novak Djokovic, número 1 do mundo e atual campeão, conseguiu superar fortes dores abdominais para vencer o americano Taylor Fritz (31º), com parciais de 7-6 (7/1), 6-4, 3-6, 4-6 e 6-2 , nesta sexta-feira na terceira fase do Aberto da Austrália.

Nas oitavas, o sérvio vai enfrentar o canadense Milos Raonic (14º) conhecido pela qualidade de seu saque.

"É uma lesão muscular, então não sei se vou conseguir me recuperar em dois dias. Perto do final da partida comecei a me sentir melhor, tentei segurar e manter as esperanças. Foi certamente uma das vitórias mais especiais da minha vida", disse o vencedor de 17 Grand Slams.

"Não sei se vou conseguir entrar na quadra ou não. Estou muito orgulhoso do que consegui esta noite. Para o restante veremos amanhã", acrescentou.

O número 1 pediu um tempo de atendimento médico no início do terceiro set e deixou a quadra, com evidente desconforto na parte direita do abdômen.

De volta à quadra, ele parecia estar à beira do abandono, incapaz de se mover e atacar normalmente.

"No quarto set eu só conseguia sacar, não era capaz de responder. A única coisa que fiz foi tentar estar vivo na esperança de ir mais longe", disse ele.

No set decisivo Djokovic não estava 100%, mas conseguiu competir, movendo-se muito melhor, o que lhe permitiu impor sua qualidade contra um Fritz que havia deixado o número 1 escapar com vida.

"É uma das vitórias mais estranhas da minha vida. Seja qual for o lugar ou o adversário, sobreviver a um jogo como este é algo que vou lembrar", acrescentou o sérvio sobre um duelo no qual às 23h30 locais (09h30 de Brasília), no quarto set, o público teve que deixar a quadra.

O confinamento de cinco dias decretado pelas autoridades para impedir um surto de coronavírus começou à meia-noite. O Aberto da Austrália será realizado com portões fechados pelo menos até quarta-feira.

- Thiem mantém a calma -

Antes, Thiem (3º do ranking da ATP) mostrou serenidade ao virar a partida contra o ídolo local Kyrgios (47º), após estar perdendo por 2 sets a 0 e venceu por 4-6, 4-6, 6-3, 6-4 e 6-4 em um duelo eletrizante.

Nas oitavas de final, o vencedor do Aberto dos Estados Unidos vai jogar contra Grigor Dimitrov (21º), que se classificou devido ao abandono do espanhol Pablo Carreño (16º), com dores abdominais, no início do segundo set (6-0 e 1-0)

"Primeiro jogo contra o Nick, em sua quadra preferida e diante de um público fantástico. Há provas mais fáceis... É um dos grandes desafios do nosso esporte, nunca se sabe o que pode acontecer. Ele é um grande jogador quando está afiado como hoje", disse Thiem.

O 'showman' do circuito masculino funcionou como um relógio nos dois primeiros sets. Ele até fechou o segundo set com um saque de deixadinha.

Ele então teve duas bolas quebradas no início do primeiro game do terceiro set. "Se ele tivesse quebrado, a partida teria terminado", reconheceu Thiem, que sentiu "o cheiro da derrota".

Além disso, Aslan Karatsev, 114º do mundo e vindo das eliminatórias, surpreendeu o argentino Diego Schwartzman (9º) por 6-3, 6-3 e 6-3.

O até então desconhecido russo lançou na sexta-feira 50 winners, com nove aces diretos, para ficar entre os 16 primeiros no primeiro quadro principal que disputa.

O alemão Alexander Zverev (7º) eliminou o francês Adrian Mannarino (36º) com tranquilidade e parciais de 6-3, 6-3, 6-1.

-- Resultados do Aberto da Austrália

- Simples masculino - Terceira fase:

Novak Djokovic (SRB/N.1) x Taylor Fritz (EUA/N.27) 7-6 (7/1), 6-4, 3-6, 4-6, 6-2

Milos Raonic (CAN/N.14) x Márton Fucsovics (HUN) 7-6 (7/2), 5-7, 6-2, 6-2

Dusan Lajovic (SRB/N.23) x Pedro Martínez (ESP) 6-7 (6/8), 7-5, 6-1, 6-4

Alexander Zverev (ALE/N.6) x Adrian Mannarino (FRA/N.32) 6-3, 6-3, 6-1

Dominic Thiem (AUT/N.3) x Nick Kyrgios (AUS) 4-6, 4-6, 6-3, 6-4, 6-4

Grigor Dimitrov (BUL/N.18) x Pablo Carreño-Busta (ESP/N.15) 6-0, 1-0 e abandono

Félix Auger-Aliassime (CAN/N.20) x Denis Shapovalov (CAN/N.11) 7-5, 7-5, 6-3

Aslan Karatsev (RUS) x Diego Schwartzman (ARG/N.8) 6-3, 6-3, 6-3

ig/pm/iga/aam