Diretor do Flamengo projeta renovação de Dorival: 'Somos felizes com o trabalho dele'

Spindel concedeu entrevista nesta terça-feira (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)


Com a Libertadores e Copa do Brasil garantidas, o Flamengo começa a olhar para 2023, mesmo que ainda tenha quatro compromissos a serem disputados no Brasileirão. Sobre o planejamento para a próxima temporada, Bruno Spindel, diretor de futebol, abriu o jogo sobre diversos assuntos, como a renovação de Dorival.

+ Casa cheia: Torcida do Flamengo promete recepção 'de gala' para campeões da Libertadores

Em entrevista ao programa "Seleção SporTV", Spindel se mostrou bastante satisfeito com o trabalho do treinador à frente do Rubro-Negro. Além disso, frisou que o assunto "renovação" já entra em pauta nesta semana, internamente.

- A relação com o Dorival é a melhor possível. Somos felizes e satisfeitos com o trabalho dele. O que ele disse do staff, da estrutura, é verdade. Ele tem uma ótima relação com todos, usa os recursos do Flamengo em sua plenitude: scout, análise de desempenho, gerentes, departamento médico - disse, antes de completar:

- Tem uma integração muito importante com todo o staff. Isso é um aspecto muito bacana da personalidade do Dorival, e sempre o que vamos buscar é uma continuidade do trabalho. Vamos iniciar na próxima semana o planejamento e execução de 2023 e, obviamente, este será um dos assuntos em pauta - analisou.

+ Gabigol se declara ao Flamengo após homenagem por título da Libertadores

O diretor de futebol do Flamengo também destacou questões sobre o "vai e vem" do mercado de transferências. Spindel concluiu que os investimentos do Rubro-Negro são feitos de maneira consciente e revelou procuras por atletas, recusadas por conta do foco nos títulos importantes.

- Primeiro que o Flamengo investe muito porque arrecada muito. Se for ver o que gerou de receita em transferência e de aquisição de direitos econômicos, isso é muito equilibrado. Algo em torno de R$ 1 bilhão em vendas e R$ 1 bilhão em compras, talvez vendido até um pouco mais que comprado - prosseguiu, antes de concluir:

- Chegaram a entrar em contato para falar, mas a gente nem deixou entrar em qualquer tipo de assunto nesse último mês justamente pelas finais. Então qualquer contato no sentido de transferência, chegada e saída, a gente não deixava nem começar a conversa porque o foco era 100% no esportivo. Isso foi parte importante para o que o Flamengo chegasse aos resultados. No momento em que abre qualquer coisa nesse sentido, tira-se o foco de alguma forma do que é importante - finalizou.

+ Mundial de Clubes: saiba os classificados, provável data, local e curiosidades

O primeiro dos quatro compromissos mencionados é diante do Corinthians, nesta quarta-feira, no Maracanã. Válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partida está marcada para as 21h30 (de Brasília).

VEJA OUTROS PONTOS ABORDADOS NA ENTREVISTA

Planejamento
- O que temos que fazer é fazer é o que está no nosso controle. Temos que iniciar o planejamento, executar, e é óbvio que a continuidade é o melhor possível. Se acontecer algo neste sentido, o Dorival vai avaliar da melhor forma possível e o Flamengo fazer o que está dentro do nosso controle. Seleção é um sonho de qualquer atleta e treinador, o que podemos fazer é executar da melhor forma possível o que está no nosso controle.

Copa do Mundo, janela de transferências e Mundial de Clubes
- Primeiro é fazer o planejamento da temporada do ponto de vista técnico, mas antes da final do Mundial tem uma semifinal, o foco tem que ser todo nesse primeiro jogo. O Flamengo tem um elenco muito qualificado. Temos sete atletas na pré-lista da seleção na Copa, mais dois do Chile e dois do Uruguai, e foram eles que conquistaram os títulos. O elenco já é qualificadíssimo, a gente confia muito no elenco. Óbvio que o Flamengo vai seguir sempre o planejamento e procurar se qualificar em cada janela. Temos uma janela abrindo em janeiro e os atletas que julgarem que devemos trazer, estarão aptos a jogar o Mundial e as outras competições. É possível que a gente traga algum atleta para qualificar ainda mais o elenco.