Dilma e Blatter têm reunião marcada na Suíça após tensões por atrasos da Copa

AFP
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidenet da FIFA, Joseph Blatter, se cumprimentam durante o sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2014, na osta do Sauipe, no Brasil, em 6 de dezembro de 2013
.

Exibir foto

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidenet da FIFA, Joseph Blatter, se cumprimentam durante o sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2014, na osta do Sauipe, no Brasil, em 6 de dezembro de 2013

A presidente Dilma Roussef e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se reunirão na próxima quinta-feira em Zurique, na Suíça, em meio a um clima tenso por repetidos adiamentos do prazo de entrega dos estádios da Copa do Mundo do Brasil-2014.

Dilma aproveitará sua viagem para o Foro Econômico Mundial de Davos, também na Suíça, para ter este encontro com Blatter na sede da entidade, confirmou nesta sexta-feira à AFP uma fonte da presidência.

"A presidente Dilma Roussef aceitou o convite do presidente da Fifa Joseph Blatter para visitar a sede da Fifa", confirmou por sua vez a federação que rege o futebol mundial em um comunicado.

A Fifa ainda informou que a reunião acontecerá na tarde da próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, e que Dilma seria acompanhada pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o encontro tem como onjetivo "selar a paz" após críticas recentes do presidente da Fifa sobre atrasos das obras da Copa.

"O Brasil acabou de se dar conta que começou tarde demais. É o país com mais atrasos desde que estou na Fifa e foi o que teve mais tempo, sete anos, para se preparar", criticou no início do mês o dirigente, em declarações publicadas no último fim de semana no jornal suíço 24 Horas.

Dilma rebateu logo em seguida, afirmando em sua conta no Twitter que "a procura por ingressos para os jogos - a maior em todas as Copas - mostra que torcedores do mundo inteiro confiam no Brasil. Amamos o futebol e por isso recebemos esta Copa com orgulho e faremos dela a #CopadasCopas".

Pouco depois, na mesma rede social, Blatter voltou atrás ao postar: "concordo com @dilmabr sobre a Copa. O mundo todo está esperando pela @CopadasCopas. O Brasil será um ótimo anfitrião".

Em março de 2012, outra reunião foi marcada entre os dois dirigentes, naquela ocasião em Brasília para selar a paz após outra 'crise diplomática'.

Poucos dias antes, o secretário-geral da Fifa, o francês Jerôme Valcke, tinha causado uma enorme polêmica ao declarar que o Brasil "precisava de um chute no traseiro" para acelerar os preparativos da Copa.

O Mundial será disputado entre os dias 12 de junho e 13 de julho, em 12 cidades-sede. A menos de seis meses do pontapé inicial da competição, apenas seis desses 12 estádios foram entregues (aqueles usados na Copa das Confederações, em junho do ano passado).

Os prazos foram ampliados várias vezes, sendo que a data limite estipulada inicialmente era o dia 31 de dezembro do ano passado.

Além disso, há muitos atrasos na modernização dos aeroportos e projetos de mobilidade urbana já foram abandonados.

Exibir comentários (0)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Coluna de terça

    Coluna de terça

    Blog do Jorge Nicola - Yahoo Esportes - 5 minutos atrás
  • Finalistas em 2015, Atlético-MG e Caldense se enfrentam no Horto

    Se o Atlético-MG teve que suar a camisa para bater a Caldense na decisão do Campeonato Mineiro do ano passado, a tendência é que nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), as equipes novamente façam um duelo equilibrado no Independência, pela segunda rodada do Estadual. Mais »

    Gazeta Press - 9 minutos atrás
  • Furacão 100% quer buscar mais uma vitória diante do Rio Branco

    Com 100% de aproveitamento na temporada, o Atlético Paranaense tenta a terceira vitória no Campeonato Paranaense 2016, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), diante do Rio Branco, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. Caso conquiste os três pontos no litoral e faça um bom saldo de gols, o Furacão poderá sair de campo como líder provisório do Estadual. Mais »

    Gazeta Press - 12 minutos atrás
  • Argel desdenha de Henrique Almeida: “não era o nosso preferido”

    O técnico do Internacional, Argel Fucks minimizou o “chapéu” que o Grêmio deu com a contratação de Henrique Almeida. O técnico do Inter, que jamais escondeu que pediu à direção um centroavante, disse que o atual atacante do Grêmio “não era o preferido”. Mais »

    Gazeta Press - 14 minutos atrás
  • Brasil massacra Equador por 14 a zero nas Eliminatórias

    Novamente jogando no Paraguai e buscando vaga na próxima Copa do Mundo de Futsal, o Brasil conquistou um belíssimo placar nesta terça-feira. A seleção verde e amarela aplicou uma goleada de 14 a 0 sobre a equipe do Equador e já confirmou a classificação para a semifinal das Eliminatórias. Mais »

    Gazeta Press - 15 minutos atrás