Verão: entenda a diferença entre bronzeador, protetor e bloqueador solar

Redação Vida e Estilo
Beautiful young woman in hat is applying sunblock under her eyes and on her nose like Indian. Sun protection concept.
Saiba como se proteger dos raios UV (Getty Images)

Com a chegada do verão e do calor, muitas pessoas optam por alternativas não muito saudáveis para pegar um bronzeado antes de voltar à rotina. Para evitar a vermelhidão, descamação ou até o temido câncer de pele, é importante tomar sol com algum tipo de proteção - principalmente entre às 10h da manhã e 16h, período em que a radiação solar é mais forte e nociva.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Leia também

Na hora de se bronzear, você sabe a diferença entre o protetor solar, bloqueador e o bronzeador? A gente te explica:

Bronzeador não oferece proteção contra os raios UV

Diferente do protetor e do bloqueador solar, o bronzeador é apenas um filtro que age na camada mais superficial da pele sem a proteção contra os raios ultravioleta, que são nocivos à saúde. Também é importante ressaltar que os bronzeadores em óleo podem ser mais agressivos para a pele, pois sua a absorção é mais rápida do que os produtos em creme, o que faz com que ele precise ser aplicado mais vezes.

Com proteção máxima de até 8 FPS (Fator de Proteção Solar), geralmente o filtro tem resultados em 72 horas após a exposição ao sol. E, para acelerar o bronzeado naturalmente, é indicado o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e E que ativam a melanina como: cenoura, mamão e couve.

Protetor solar com 30FPS é o recomendado

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção indica o uso de protetores solares com fator de proteção solar a partir de 30 para a prevenção dos danos causados pelos raios UV (ultravioleta), pois produtos com FPS menores não possuem componentes suficientes para barrar a ação desses raios. Mas o que isso significa?

Woman in swimsuit applying suntan lotion or sun block
Reaplique o produto depois de mergulhar (Getty Images)

Ao adquirir um protetor com 30FPS, isso quer dizer que a pele deve demorar 30x mais tempo para ficar avermelhada - um fator 50 demorará 50x, 60 levará 60x…

Para uma proteção efetiva, a recomendação é aplicar o produto todos os dias. E, quando for para a praia ou piscina, indica-se a reaplicação do produto a cada duas horas ou depois de sair da água.

O bloqueador tem um público específico

Bloqueadores solares são indicados principalmente para pessoas que recentemente passaram por cirurgias ou peelings, pois a pele está mais sensível e exposta aos raios UV. E, diferente dos produtos anteriores que permitem a absorção dos raios UVA e UVB, o bloqueador reflete a luz solar, ou seja, não há qualquer penetração dos raios de sol e a pele continua com a cor original.