Dicas para surfar em Pipeline, a onda mais famosa do planeta

Colaboradores Yahoo Esportes
Linda, sedutora e mortal: Pipeline escolhe você, não o contrário (Red Bull/Daniel Russo)
Linda, sedutora e mortal: Pipeline escolhe você, não o contrário (Red Bull/Daniel Russo)

Não é a toa que a decisão do título mundial chega, no próximo domingo (08 a 20/12), a onda mais famosa do planeta. Pipeline é mais do que popular. É o maior desafio entre os surfistas do mundo todo.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM
SIGA O YAHOO ESPORTES NO FLIPBOARD

Não é a onda mais sedutora do mundo é aquela que mais leva à morte. Nos últimos 20 anos foram registradas oito vítimas fatais nessa onda e mais de 100 resgates de alto risco - como esse realizado pelo salva-vidas brasileiro da praia de Pipeline, Guilherme Tâmega:

Primeiro, o intimida (…) Então você encontra algumas maneiras para tentar. Aí você descobre [como surfar a onda] e cresce com o orgulho que vem com isso. Então você fica com fome por esse sentimento.”

  • Kelly Slater - 11 vezes campeão mundial

Se essa apresentação – estranhamente - lhe encantou e você está planejando um surfe por lá, fizemos um manual de sobrevivência para onda mais sinistra que a natureza já produziu. Afinal, de acordo com os surfistas do mundo inteiro que entubaram, nada é como Pipeline.

Seja um espectador

Crowd é pouco: em dias bons, há quase uma centena de pessoas na água (Red Bull/ Dani Russo)
Crowd é pouco: em dias bons, há quase uma centena de pessoas na água (Red Bull/ Dani Russo)

Para não atrapalhar a onda de alguém ou saber escolher a onda da sua vida, reserve um tempo olhando quais são as melhores. Assim como em qualquer outra praia, saber qual série escolher lhe separará de uma experiência inesquecível ou dolorosa.

Tudo no seu tempo

Fundo é possível de ser visto da crista a onda: raso e sólido. Uma ‘vaca’ mortal (Reprodução)
Fundo é possível de ser visto da crista a onda: raso e sólido. Uma ‘vaca’ mortal (Reprodução)

Escolher a onda é uma missão para entendedores. Saiba a hora de dropar e escolha sempre o crítico da onda (ponto mais alto). Do contrário, o tubo da vida de outro será atrapalhado por você “caindo do céu” nos ombros de alguém.

Não vá para o fundo, menino

Um lugar que recebe essa maravilha da natureza deve ter o maior carinho com o espaço. Alguns exageram no cuidado e o localismo é possível. Respeitar e ser respeitado é um mantra para vida – muito mais no Havaí. Evite sentar ou se posicionar em determinados picos. O segredo para saber quando você está no lugar errado é a Banzai Pipeline, onda que quebra nas maiores ondulações. Entenda:

3 faixas de corais, 3 ondas diferentes: os lugares da “Rainha dos Mares” (Surfline Magazine)
3 faixas de corais, 3 ondas diferentes: os lugares da “Rainha dos Mares” (Surfline Magazine)
  • 1º Reef - A poucos metros da praia, é a melhor opção para quem está na areia ou no mar fotografando e surfando. A onda proporciona bons tubos momento que a massa de água 'bate' no fundo em grande velocidade.

  • 2º Reef - Muito semelhante ao primeiro. O segundo também proporciona bons tubos para os surfistas, deixando o mar mais alto e impedindo a entrada mais rápida na onda. Assim, é mais fácil olhar para os lados e garantir a preferência na ondulação.

  • 3º Reef - Também conhecido como Banzai Pipeline, em

homenagem a um avião kamikaze japonês que, 2ª Guerra Mundial, caiu no North Shore. A formação diferente da bancada de corais deixa os surfistas a quase 100 metros da praia

Portanto, quando Pipeline tem as maiores ondas, sentar lá fora é uma honra concedida a quem cuida daquele espaço durante o no inteiro. Não tente disputar com ele.

É maior do que você pensa

Acredito que você leu o título e pensou que escrevia sobre a onda, mas falava de outra coisa...a prancha. Não pense que com esse ‘skate’ de 5’10 a 6’3” você terá toda velocidade que precisa pra sair de ondas de 2 a 3 metros de altura. Se não é o John John Florence, mares nessas condições sugerem uma 7’0” (no mínimo) a reles haoles.

Como não podemos recomendar para não fazer isso sem a presença dos pais ou responsáveis, embedamos esse vídeo como último recurso. Boa sorte e boas ondas.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter