Dia de ação de Graças: saiba mais sobre o feriado americano

Yahoo Vida e Estilo
O Dia de Ação de Graças é um feriado em que as pessoas agradecem aos bons acontecimentos (Getty Images)
O Dia de Ação de Graças é um feriado em que as pessoas agradecem aos bons acontecimentos (Getty Images)

A data está presente em quase todos filmes e séries norte-americanas, sempre com um peru gigantesco em meio a orações de agradecimento. Estamos falando do Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças em português, um feriado celebrado toda última quarta quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. Nesse dia, as pessoas comemoram com festas e orações todas as coisas boas que aconteceram durante o ano. 

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles de personagens, sendo o mais famoso realizado em Nova York, e com grandes partidas de jogos de futebol americano. O prato típico do Dia de Ação de Graças é o peru, que dá à data o apelido de Turkey Day, mas o cardápio também costuma incluir batatas, abóboras e torta de maçã. 

Leia também

Sucesso da colheita é a origem da data 

A primeira vez que o Dia de Ação de Graças foi comemorado foi em 1621, na cidade de Plymouth, em Massachusetts. A comemoração foi organizada pelos fazendeiros da época que, depois de um inverno rigoroso e de baixas colheitas, conseguiram realizar uma colheita farta durante o verão.

Para agradecer o sucesso da colheita em comparação às anteriores, organizaram uma homenagem durante o outono de 1621. Os homens da cidade mataram perus e patos para as festividades, preparando mesas enormes ao ar livre para comemorar, comer, beber e rezar.

Dia de Ação de Graças e a Black Friday 

Para o comércio, a data significa o início do período de compras de Natal. A partir dos anos 1980, as lojas dos EUA passaram a realizar grandes promoções na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. O evento foi batizado de "Black Friday"

Há uma teoria de que o termo Black Friday teria surgido no estado da Pensilvânia, nos EUA, mais precisamente na cidade da Filadélfia, na década de 1990. A polícia dava este nome ao dia seguinte ao dia Ação de Graças, marcado por intensos congestionamentos gerados pelo início das compras de Natal.

Leia também