Destaque da Copa do Brasil, Azuriz usa tecnologia na chuteira para analisar desempenho do time

Tecnologia é usada para  segmentos técnicos, táticos, físicos e biomecânicos, com inteligência artificial (Foto: Mauricio Matheus Moreira/Divulgação/Azuriz)


O Azuriz, clube de apenas quatro anos de fundação e que tem Marcelo, do Real Madrid, entre os investidores, está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil em seu primeiro ano de disputa, e duela com o Bahia por uma vaga nas oitavas de final da competição. O segundo jogo entre as equipes será realizado no dia 10 de maio, em Pato Branco, no Paraná. A primeira partida na Arena Fonte Nova terminou com um empate em 0 a 0.

O clube paranaense conta com uma ajuda tecnológica para analisar o desempenho dos atletas. A plataforma de análise de desempenho Playermaker é parceira do Azuriz desde 2020, e desde então entrega resultados inéditos para segmentos técnicos, táticos, físicos e biomecânicos, com tecnologia inovadora de inteligência artificial.

A empresa é membro oficial do programa de inovação da Fifa, e está presente em clubes europeus como Manchester City, Leicester, Crystal Palace (Inglaterra), Rangers (Escócia) e Club Brugge (Bélgica), além da Associação de Futebol da Argentina (AFA).

O time do Azuriz entra em campo com o sensor inteligente acoplado nas chuteiras e que permite análise completa dos atletas, incluindo a relação entre jogador e a bola como velocidade do chute, o número de toques, a porcentagem do pé dominante, ritmo de jogo, e número de recuperações e bolas perdidas.

Os benefícios para toda a equipe são inúmeros, e promove a interação entre treinador, jogadores, analistas e equipe médica do clube com dados precisos e com alto dinamismo.

- O Azuriz busca sempre a excelência na performance dos atletas. A parceria com o Playermaker, tecnologia de altíssimo nível, nos possibilita inúmeros direcionamentos relacionados aos indicadores de performance relacionados aos aspectos técnicos, táticos, físicos e biomecânicos, tanto individuais quanto coletivos. Sem dúvida, esse trabalho conjunto é de suma importância nos resultados esportivos do clube - explica o coordenador metodológico do clube, Eliéser Felipe Livinalli.

- É muito gratificante ver o sucesso do Azuriz, clube parceiro do Playermaker de 2020 e que desempenha um trabalho pioneiro e de excelência no futebol brasileiro. Ter a nossa marca associada à histórias bem-sucedidas, como a do Azuriz, é muito importante para a expansão da nossa tecnologia no Brasil - comenta o CEO do Playermaker no Brasil, Thiago Oliveira.

Para chegar até o confronto contra o Bahia, o Azuriz eliminou o Botafogo-SP e o Mirassol, ambos pelo placar de 1 a 0. A temporada também marca a estreia do Azuriz na Série D do Brasileirão.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos