Desempenho dos jovens aumenta clima de confiança no Fluminense

O Fluminense vem surpreendendo a muitos críticos que entendiam que o Tricolor sofreria muito com o excesso de competições e um elenco limitado. O técnico Abel Braga sempre foi muito questionado por isso. Porém, aos poucos o treinador foi descobrindo dentro do próprio plantel a solução para aumentar o grupo de atletas de sua confiança. Isso porque ele tem contado com o bom desempenho de muitos jovens, boa parte deles revelados nas categorias de base do próprio Fluminense.

Os zagueiros Nogueira e Reginaldo, os laterais Léo Pelé e Marquinhos Calazans, o volante Luiz Fernando, o meia Wendel e o atacante Pedro são apenas alguns dos nomes que estão buscando espaço no atual elenco. Sonham em repetir o feito de Gustavo Scarpa, tratado como a maior revelação do Tricolor nos últimos anos.

O resultado em campo é um time que venceu a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, e que já está garantido nas semifinais do Estadual. Além disso, avançou para a quarta fase da Copa do Brasil, deixou a classificação para a segunda etapa da Copa Sul-Americana muito bem encaminhada e dificilmente ficará de fora das quartas de final da Primeira Liga.

“É uma satisfação muito grande poder contar com o crescimento desses jogadores, que estão sendo fundamentais nesta temporada. Hoje tenho plena confiança em escalar o time que quiser porque confio em todos os jogadores do elenco. Muitos falam em principal, reserva, mas estamos conseguindo mostrar que um grupo precisa de muito mais do que onze titulares e as categorias de base e os jovens são importantes neste papel”, analisou Abel Braga.

A diretoria tem incentivado esse tipo de atitude e boa parte da aposta está no Centro de Treinamento de Xerém e também na estrutura do novo CT, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“Hoje no futebol o clube que não conseguir ter um bom aproveitamento de suas categorias de base vai sofrer muito. Por isso que o Fluminense vem se antecipando e fortalecendo muito esse setor. Hoje temos um grupo de jovens que conta com a confiança do Abel Braga e de toda a comissão técnica. A ideia é ampliar demais esse tipo de situação”, disse Pedro Abad, presidente do Fluminense.

Dentro de campo o Tricolor segue se preparando para o confronto do próximo domingo, às 16h(de Brasília), contra o Botafogo no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pelas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Por ter vaga nas semifinais do Estadual assegurada, o treinador deverá preservar boa parte dos titulares, mais uma vez dando oportunidade para os atletas jovens. O time só deverá ser revelado nos vestiários, minutos antes do confronto. É certo, porém, que Abel não poderá relacionar o zagueiro Nogueira, que cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Neste sábado o plantel treina na parte da manhã e em seguida começa o período de concentração para o clássico.