Desempenho de Abel Ferreira comprova o quão ultrapassado Luxemburgo foi no comando do Palmeiras

Luigui Almeida
·2 minuto de leitura

Abel Ferreira soma apenas oito partidas no comando do Palmeiras, mas com números impressionantes. No momento, são seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, sendo o terceiro estrangeiro com melhor aproveitamento entre os gringos que passaram no futebol brasileiro, ficando atrás de Sampaoli (Atlético Mineiro) e Lothar Matthaüs (Atlético Paranaense).

Abel chegou e contou com a ajuda de Andrey Lopes, o Cebola, para ter melhor conhecimento sobre o time e para criar uma relação boa com o elenco. Andrey comandou o time após a demissão de Luxemburgo e conseguiu entregar ao torcedor aquilo que eles esperavam, que era um time ofensivo e com vontade de ganhar as partidas, tendo a vitória contra o Atlético Mineiro como o ápice, quando bateu o poderoso time de Sampaoli por 3 a 0, no Allianz Parque.

A comparação entre desempenhos só mostra o quanto Luxemburgo era medroso com o time. Ele chegou a dizer que não sabia se tinha peças o suficiente para entregar um bom futebol e que em determinados jogos, o time não precisava buscar o segundo gol e matar o jogo. Pensamentos como esse mostram que o técnico se perdeu nas idéias do passado e que não conquistaria mais nenhum título nessa temporada, tendo ganho o Campeonato Paulista como "vingança" para cima do Corinthians como uma conquista nos pênaltis.

Palmeiras v Corinthians - State Championship Final Second Leg | MB Media/Getty Images
Palmeiras v Corinthians - State Championship Final Second Leg | MB Media/Getty Images

O trabalho de Luxemburgo só não foi mais criticado por conta do título paulista, mas após isso, uma série de empates fez com que o treinador virasse alvo de críticas. O time do Palmeiras não perdia, mas também não ganhava. Luxa é histórico no comando alviverde, em todas as suas passagens, mas a última precisava ser encerrada, para o bem do técnico e do time, para que assim, o novo comandante pudesse fazer o que está fazendo, que é colocar o Palmeiras no caminho dos títulos.

2020 Brasileirao Series A: Palmeiras v Coritiba Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Alexandre Schneider/Getty Images
2020 Brasileirao Series A: Palmeiras v Coritiba Play Behind Closed Doors Amidst the Coronavirus | Alexandre Schneider/Getty Images

Abel Ferreira se encontra na semifinal da Copa do Brasil, além de uma classificação quase certa na Conmebol Libertadores, após ganhar do Delfín por 3x1 fora de casa e também briga na parte de cima da tabela no Campeonato Brasileiro. Sendo assim, a chegada do português elevou o nível do time, fazendo com que a torcida possa voltar a sonhar com mais títulos nessa temporada.