Ovo: descubra de uma vez por todas quanto tempo o ovo leva para cozinhar

Para muita gente esse passo a passo pode parecer óbvio, mas há sempre dicas para ajudar quem vai cozinhar o ovo pela primeira vez

 - Shutterstock
- Shutterstock

Você ainda não sabe quanto tempo o ovo leva para cozinhar e erra sempre no ponto da gema? Chegou a hora de aprender a fazer isso do jeito certo! Cozinhar demais o ovo deixa o alimento ressecado ainda gasta gás sem necessidade. Felizmente, depois que você descobre o passo a passo, basta continuar repetindo a fórmula! Confira a seguir como cozinhar ovo do jeito certo e até uma dica bacana para tirar a casca sem sofrer e aproveite os nutrientes desse alimento cheio de benefícios para a saúde!

Como cozinhar ovo?

Para muita gente esse passo a passo pode parecer óbvio, mas há sempre dicas para ajudar quem vai cozinhar o ovo pela primeira vez. A maneira de iniciar esse processo também pode mudar conforme a temperatura do ovo, que pode estar gelado ou em temperatura ambiente.

No caso de um ovo gelado, você vai precisar colocar ele numa panela e encher com água até chegar numa altura suficiente para cobrir o alimento. Daí é só esperar o líquido ferver e contar o tempo até a gema chegar na textura que você deseja. O ovo gelado não pode ser colocado na água quente para não sofrer um choque térmico que faria a casca rachar.

Se o ovo estiver em temperatura ambiente, você pode colocar ele na água já fervendo com a ajuda de uma escumadeira. Posicione com cuidado para não correr o risco de a casca bater no fundo da panela e rachar.

Uma dica bacana para evitar rachaduras na casca é adicionar uma colher de sopa de vinagre — de coloração clara, para não manchar — ou o su...

Veja mais

Veja Também

Dicas que você precisa seguir se vai passar o carnaval em casa

Isotônico caseiro é a solução para repor água e nutrientes após o treino. Confira a receita e descubra os benefícios!

Saiba por que deixar a raiz da cebola durante o corte