Descubra como estão os principais clubes da antiga Alemanha Oriental


Neste sábado completam-se 30 anos da queda do Muro de Berlim, a física divisão que separou a Alemanha em duas partes: Ocidental e Oriental. O futebol também sofreu os seus impactos e refletiu esse momento político, com equipes tradicionais de ambos os lados, apesar das diferenças econômicas entre as equipes.

Pelo lado Oriental, alguns clubes conseguiram êxitos e marcaram épocas, como o Dynamo Dresden e o Magderbug. Após a queda do muro, porém, as equipes tradicionais penaram com investimentos e perderam seus protagonismos. Confira como em que situação estão, atualmente, os grandes clubes da antiga Alemanha Oriental.

HANSA ROSTOCK

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
Hansa Rostock
Hansa Rostock

Hansa Rostock já liderou a Bundesliga (Foto: Divulgação Hansa Rostock Twitter)

O Hansa Rostock foi o primeiro clube a assumir a primeira posição da Bundesliga. O feito aconteceu em 1991, quando o campeonato tinha acabado de ser reunificado. O clube foi campeão do Campeonato da Alemanha Oriental, no ano anterior e participou, em 1989/90, da Liga Europa. Atualmente, a equipe ocupa a sexta posição da terceira divisão do Campeonato Alemão (3. Liga), com 22 pontos, seis a menos que o líder Duisburg. Duas equipes sobem direto para a primeira.

DYNAMO DRESDEN

Dynamo Dresden
Dynamo Dresden

Dynamo Dresden era uma das grandes potências (Foto: Divulgação Dynamo Dresden Twitter)

Grande potência da Alemanha Oriental, conquistou oito vezes o título do campeonato local, além de sete títulos da Copa da Alemanha Oriental, e também disputou, em oito ocasiões, a Liga Europa. Atualmente, o Dresden está na segunda divisão e luta para não cair para a terceira. A equipe é a lanterna da competição, com nove pontos e perdeu os últimos cinco jogos. O VfL Osnabruck é o primeiro fora da zona, com 13 pontos.

UNION BERLIN

Union Berlin
Union Berlin

O Union Berlin está na Bundesliga (Foto: Tobias Schwarz / AFP)

O Union Berlin é a segunda equipe da capital alemã. Rivaliza com o Hertha Berlim, que ficou no lado ocidental na época do Muro. A equipe chegou a conquistar a Copa da Alemanha Oriental, em 1968. Atualmente, após idas e vindas nas segunda e terceira divisão, o Union Berlin se recuperou e, hoje, disputa a Bundesliga. A equipe está na 13ª posição, com dez pontos e luta contra o rebaixamento. Na última rodada venceu o clássico com o Hertha, por 1 a 0.

ROT-WESS ERFURT

Rot-Weiss Erfurt
Rot-Weiss Erfurt

O Erfurt está na quarta divisão (Foto: Divulgação Rot-Weiss Erfurt Twitter)

O Rot-Weiss Erfurt foi outra equipe tradicional da Alemanha Oriental. O clube é bicampeão do campeonato local (1953/54 e 1954/55) e chegou duas vezes na final da Copa da Alemanha Oriental, além de somar participações em competições europeias. Atualmente, a equipe está na quarta divisão (Regionalliga Nordost) e ocupa a 14ª posição, com 14 pontos, mas está distante da zona de rebaixamento, tendo em vista que apenas uma equipe cai. O Bischofswerdaer é o lanterna, com cinco pontos.

MAGDERBURG

Magdeburg
Magdeburg

Magderburg é campeão da Recopa Europeia (Foto: Divulgação Magdeburg Twitter/ @sportfotosmd)

O Magdeburg foi o clube de maior sucesso europeu. O clube conquistou a Recopa Europeia, em 1974, vencendo na final o Milan, que era o atual campeão, por 2 a 0. Lanzi e Seguin fizeram os gols. Nos Rossoneri, grandes nomes da história do clube, como Gianni Rivera. O clube italiano também contava com Schnellinger, que nasceu na Alemanha Ocidental, em seu elenco. O Magdeburg foi tricampeão do nacional e, em sete vezes, conquistou a Copa da Alemanha Oriental. Atualmente, o clube disputa a terceira divisão, mas luta pela classificação para a segunda. A equipe ocupa a sétima posição, com 20 pontos, cinco a menos que o Hallescher, na terceira posição.

ENERGIE COTTBUS

Energie Cottbus
Energie Cottbus

Energie Cottbus disputou a Bundesliga pela última vez em 2008 (Foto: Divulgação Energie Cottbus Twitter)

Outro clube tradicional da Alemanha Oriental, o Energie Cottbus chegou a disputar em algumas ocasiões a Bundesliga. Sua melhor colocação foi o oitavo lugar, em 2008/09. A equipe chegou à final da Copa da Alemanha, em 1997, mas perdeu para o Stuttgart, por 2 a 0, com dois gols do brasileiro Elber. Atualmente, a equipe luta para subir para a terceira divisão. O clube ocupa a terceira posição, com 29 pontos, dois a menos que o Altglienicke, líder.


Leia também