Derrota pode ser "talismã" de Seleção por título na Copa; entenda

Ao não vencer Camarões, Brasil quebrou marca de invencibilidade na fase de grupos em Copas com 32 seleções.
Ao não vencer Camarões, Brasil quebrou marca de invencibilidade na fase de grupos em Copas com 32 seleções. Foto: (Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images)

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo com 32 seleções desde a fase inicial, nenhuma das postulantes ao título venceu as três partidas disputadas. Na Copa do Mundo do Catar, que está sendo realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro deste ano, o Brasil tinha a chance de manter esta marca, uma vez que Portugal perdeu de virada para a Coreia do Sul, mas o gol de Vincent Aboubakar, que decretou o 1 a 0 para o elenco africano, fez com que os comandados por Tite encerrassem a fase de grupos com 6 pontos somados.

Em apenas outras três edições nenhuma seleção teve 100% de aproveitamento na fase de grupos: 1958, quando o Brasil levou o primeiro campeonato mundial, em 1962, edição que marcou o bicampeonato, e em 1994, quando Romário, Bebeto e companhia carimbaram o tetracampeonato brasileiro. Em 58 e 62, os Mundiais contavam com apenas 16 equipes, enquanto 1994 tinha 24.

Leia também:

Veja os anos em que seleções tiveram 100% na fase de grupos:

1998 (2): França e Argentina;

2002 (2): Espanha e Brasil;

2006 (4): Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha;

2010 (2): Argentina e Holanda;

2014 (4): Holanda, Colômbia, Argentina, Bélgica;

2018 (3): Uruguai, Croácia e Bélgica.

Quando o Brasil joga de novo na Copa do Mundo?

O retorno da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar será na próxima segunda-feira, quando encara a Seleção da Coreia do Sul na chave 4 das oitavas de final. Às quatro da tarde, no Estádio 974, o Brasil busca a classificação para as quartas de final 2, onde Japão ou Croácia podem aparecer no caminho canarinho.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.