Deco e Jorge Mendes são alvos de busca da Justiça de Portugal

·1 min de leitura
LISBON , PORTUGAL - 5 November 2019; Deco, Founder & CEO, D20 Sports, on SportsTrade stage during the opening day of Web Summit 2019 at the Altice Arena in Lisbon, Portugal. (Photo By Piaras Ó Mídheach/Sportsfile for Web Summit via Getty Images)
Deco e Jorge Mendes são investigados por suspeitas de irregularidades em transferências de jogadores. Foto: (Piaras Ó Mídheach/Sportsfile for Web Summit via Getty Images)

A Justiça de Portugal realizou, nesta quarta-feira, buscas em clubes de futebol, escritórios e residências em uma investigação de suspeitas de irregularidades em transferências de jogadores que superariam os R$90 milhões.

Procuradores da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Ministério Público de Portugal estiveram nas sedes do Braga e Vitória de Guimarães, no escritório de uma empresa de Jorge Mendes, agente de futebol que gerencia carreiras de astros como Cristiano Ronaldo (ídolo e atacante do Manchester United), José Mourinho (técnico da Roma), Fabinho (volante do Liverpool e da Seleção Brasileira) e Ederson (goleiro do Manchester City e da Seleção Brasileira). Outro alvo das buscas foi a empresa de Deco, ex-jogador de futebol.

Leia também:

A assessoria de imprensa do ex-Porto, Barcelona, Seleção Portuguesa e Fluminense informou, em nota, que Deco está tranquilo e colaborando com as investigações policiais sobre o caso de irregularidades no futebol português.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) divulgou nota sobre a Operação "Fora de Jogo": "Os fatos em investigação são suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais. Há suspeita de negócios simulados, celebrados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte".

Outra mega operação foi deflagrada pelas autoridades portuguesas nesta segunda-feira (22). Na ocasião, buscas foram realizadas na sede do Porto, tradicional clube, e na casa de seu presidente Pinto da Costa. Investiga-se o possível benefício da família do dirigente em venda de direitos de televisão.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos