Declaração em livro e cochilo na final da Copa: conheça a relação de Papa Bento XVI com o futebol


Papa Bento XVI, que ocupou o cargo de líder da Igreja Católica entre 2005 e 2013, morreu, neste sábado, aos 95 anos. Apesar de não ter uma relação tão forte com o futebol quanto seu sucessor, Francisco, o pontífice já escreveu um texto sobre o esporte e teve conversa revelada pelo ex-jogador Beckenbauer, mas preferiu tirar um cochilo na final da Copa do Mundo de 2014.

Com o nome de Joseph Aloisius Ratzinger, Bento XVI nasceu no município de Marktl, na Alemanha. A cidade fica na região da Bavária, cuja capital é Munique, casa do Bayern, time mais conhecido do país. Segundo o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o Papa Emérito era torcedor da equipe, mas a informação nunca foi confirmada pelo pontífice.

+ Veja personalidades do meio esportivo que morreram em 2022

Em 1986, pouco antes da Copa do Mundo daquele ano, ainda como cardeal Joseph Ratzinger, Bento XVI publicou o livro "Cercate le cose di lassú" (Buscai as coisas do alto). Na obra, ele escreveu um capítulo sobre o futebol.

- Nenhum outro evento no mundo consegue ter um efeito tão grande, o que demonstra que este evento esportivo toca algum elemento primordial da humanidade, e há que se perguntar sobre o que se fundamenta todo esse poder de um jogo - reflete o pontífice.

- Se formos mais fundo, o fenômeno de um mundo apaixonado por futebol pode nos dar muito mais do que só um pouco de diversão - conclui Bento XVI.

Bento XVI
Bento XVI

Papa Bento XVI abdicou do cargo em 2013 (Sven Hoppe /AFP)

+ Casagrande exalta Pelé e faz comparação do Rei com Messi e Maradona

Em 2006, o então Papa Bento XVI, recebeu o comitê alemão responsável por organizar a Copa do Mundo no país. Líder da equipe, o ídolo da seleção alemã Franz Beckenbauer, revelou, posteriormente, que o pontífice puxou conversa sobre futebol. O bate-papo foi definido como "o momento mais importante da sua vida" pelo ex-jogador.

Apesar dos indícios de nutrir bastante carinho pelo futebol, Bento XVI não quis assistir à final da Copa do Mundo de 2014, que consagrou a Alemanha como tetracampeã mundial. O arcebispo Georg Gaenswein contou, em entrevista à "Rádio Vaticano", que o Papa Emérito preferiu tirar um cochilo durante a partida.

+ Filho de Pelé publica foto do Rei com familiares e se emociona: 'Ataque está completo'

VELÓRIO DE BENTO XVI

O velório do Papa Emérito Bento XVI está marcado para começar nesta segunda-feira, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O funeral acontece na quinta-feira, na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.