Decisivo e elogiado pelo ídolo: conheça Cody Gakpo, autor do primeiro gol da Holanda na Copa


Estreia com vitória: a Holanda começou a Copa do Mundo com o pé direito. E grande parte do triunfo é graças ao meia-atacante Cody Gakpo, de 23 anos. A jovem esperança de gols da Laranja Mecânica abriu o placar em jogo bastante complicado e fez a diferença para os primeiros três pontos dos holandeses.

O garoto é sensação do PSV Eindoveen, da primeira divisão da Holanda, e já está sendo especulado em gigantes europeus nesta janela de transferências. Gakpo lidera a Eredivise em gols marcados, com nove, e ainda acumula três assistências no certame.

As grandes atuações, inclusive, renderam elogios de uma grande referência de Gakpo no futebol: Robin Van Persie. O ex-jogador destacou o poder de decisão do jovem meia-atacante, provado na estreia da Holanda na Copa do Mundo.

+ Cortado, Mané assiste ao duelo entre Senegal x Holanda; web lamenta ausência do craque

- Ele sempre encontra uma maneira de ser decisivo nos jogos. Em termos de assistência ou gol, ele é sempre perigoso. Cody pode jogar como número 10, nas pontas, ou como um falso atacante - disse.

Holanda x Senegal
Holanda x Senegal

Gakpo comemora o gol na estreia com Frenkie De Jong (OZAN KOSE / AFP)

Gakpo é natural de Eindoveen, cidade do time em que atua. Aos seis anos, iniciou a carreira no PSV e já foi campeão de diversos campeonatos das divisões inferiores. Outra grande referência para sua carreira, segundo o próprio atleta, é o ex-jogador Ibrahim Afellay.

Com 1,90m de altura, o jogador, curiosamente, se destaca pela velocidade e mobilidade dentro de campo. Mesmo jovem, mostra traços de grande liderança no elenco do PSV e assumiu a braçadeira de capitão nesta temporada.

+ Van Dijk e Bergwijn atingem marcas históricas pela Holanda em jogo contra Senegal

Pela Laranja Mecânica, o início é avassalador. Em nove jogos, o atleta marcou quatro gols e não sentiu a pressão da camisa. Van Gaal é entusiasta do futebol do atleta, que já é avaliado em 35 milhões de euros, cerca de R$ 170 milhões na cotação atual.

O próprio técnico do PSV, o ex-atacante Ruud Van Nistelrooy, confirmou que a saída de Gakpo para um gigante europeu é apenas questão de tempo. Manchester United e Real Madrid estão de olho nos serviços do holandês.