Decisões, polêmicas, reclamações, provocações... Relembre jogos históricos entre Corinthians e Inter

Um dos maiores clássicos regionais do futebol brasileiro nos últimos anos, Corinthians e Internacional farão mais um jogo decisivo nesta quarta-feira (19), às 21h45 (horário de Brasília), em Itaquera, valendo uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Somando a primeira partida entre as duas equipes no dia 4 de novembro de 1945, quando o Corinthians venceu por 4 a 1, no Pacaembu, o duelo já aconteceu 83 vezes e a vantagem é alvinegra: 31 vitórias, 30 empates e 22 derrotas.

Internacional - 1976

(Foto: Divulgação Internacional)

Em confrontos de mata-mata, porém, quem leva a melhor é o Colorado, que venceu a Copa Brasil de 1976 ao derrotar o rival na final única por 2 a 0, com gols de Dario e Valdomiro, além da classificação para as quartas de final da Copa do Brasil de 1992 com uma goleada por 4 a 0 e um empate sem gols no jogo de volta.

O Corinthians, por sua vez, levou a melhor no último mata-mata disputado entre os dois times pela decisão da Copa do Brasil de 2009. Depois de um triunfo por 2 a 0 em casa, o Timão empatou em 2 a 2 no Beira-Rio e ficou com o título.

Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho - Corinthians x Internacional - Copa do Brasil 2009 - 1/07/2009

(Foto: JEFFERSON BERNARDES/AFP/Getty Images)

A rivalidade entre os dois clubes se aflorou cerca de quatro anos antes da decisão de 2009. Pelo Brasileirão de 2005, Corinthians e Inter já haviam vivido a polêmica anulação de jogos por conta da Máfia do Apito. Na reta final, o duelo no Pacaembu acirrou ainda mais a rivalidade. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Tevez e Rafael Sobis, mas o Colorado saiu reclamando bastante de um pênalti não marcado em Tinga, que ainda acabou sendo expulso pelo árbitro ter entendido o lance como simulação.

Desde então, a rixa entre Corinthians e Inter foi ganhando novos capítulos, como o fato de o time gaúcho ter sido acusado de facilitar para o Goiás para prejudicar o Timão no ano do seu rebaixamento, e o polêmico DVD preparado pela diretoria do Colorado apontando supostos erros favorecendo a equipe paulista nos duelos entre os dois antes da decisão da Copa do Brasil. Até hoje, inclusive, o Alvinegro lembra da história de 2009 quando vence o rival.

Corinthians x Internacional

(Foto: Reprodução)